O USO DE MODELADORES TRIDIMENSIONAIS PARAMÉTRICOS NA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E RACIOCÍNIO ESPACIAL NO PROCESSO DE PROJETO

  • Marcos Martins Borges Universidade Federal de Juiz de Fora - Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído - UFJF/PROAC.
Palavras-chave: Representação gráfica, Processo de projeto, Modeladores paramétricos.

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões acerca dos atuais paradigmas de representação e desenvolvimento de projeto de produtos vinculados aos processos de ensino e aprendizagem da expressão gráfica. Tais reflexões estão relacionadas a experiências pedagógicas em andamento em cursos de graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Um dos principais argumentos apresentados é a indissociabilidade entre conteúdos de representação gráfica e a prática de projeto. Essa vinculação entre áreas intrinsicamente relacionadas nem sempre foi a prática corrente nas estruturas curriculares dos cursos de engenharia, arquitetura e design. Historicamente, a área de representação gráfica frequentemente se posicionou de forma independente e não integrada com conteúdos de engenharia e, em última análise, com o próprio processo de projeto. Nessa direção, são apresentadas algumas reflexões acerca dos aspectos recentes relacionados ao ensino da representação gráfica, considerando uma perspectiva histórica da evolução dos sistemas digitais de representação do projeto. A partir dessas reflexões, são explicitadas as experiências em andamento com a utilização de modeladores tridimensionais paramétricos.

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Biografia do Autor

Marcos Martins Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora - Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído - UFJF/PROAC.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto metodista Bennett, Mestre e Doutor em Ciência em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ

Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica/UFJF.

Área de Engenharia do Produto e Prototipagem Virtual.

Publicado
2016-04-04
Como Citar
Borges, M. (2016). O USO DE MODELADORES TRIDIMENSIONAIS PARAMÉTRICOS NA FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E RACIOCÍNIO ESPACIAL NO PROCESSO DE PROJETO. Gestão & Tecnologia De Projetos, 11(1), 21-38. https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99615