Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP) é uma revista científica avaliada por pares e voltada à publicação de pesquisas originais e práticas inovadoras relacionadas aos processos e tecnologias de projetos em arquitetura, engenharia e design.

O periódico viabiliza um fórum de divulgação e troca de idéias entre os pesquisadores e profissionais engajados com o desenvolvimento científico e tecnológico de inovações na gestão e na tecnologia de projetos. A revista também busca promover a transferência de tecnologias e práticas inovadoras de projeto, entre acadêmicos e profissionais ligados ao setor produtivo.

Gestão & Tecnologia de Projetos é avaliada na área de Arquitetura e Urbanismo, segundo Qualis periódicos 2016 e dois números anuais. Um número especial com temática definida e um número geral aberto a submissões dentro dos diversos temas abrangidos pela revista. O número geral  é publicado em fluxo contínuo ao longo do ano a medida que os artigos são aprovado e editados.

Tópicos Abrangidos:

Desenvolvimento Integrado do Produto Edificação; Colaboração e coordenação de projetos; Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental no Projeto; Tecnologias de Informação e gestão do conhecimento no processo de projeto; Design de produtos e processos; Tecnologias e ferramentas de apoio ao projeto; Método e Metodologia de desenvolvimento de projetos; Avaliação de desempenho e projeto de produto; Avaliação Pós-Ocupação e retro-alimentação dos projetos; Ensino e Divulgação da Gestão e da Tecnologia de Projetos.

Material Complementar:

Atrelado aos artigos, desde 2018, a revista GTP permite aos autores compartilharem material complementar ao relato da pesquisa. É possível compartilhar modelos BIM em PDF 3D, vídeos, planilhas, questionários e roteiros de entrevista, dentre outros. Para encaminhar tais materiais deve-se utilizar a opção documento suplementar no processo de submissão. Os documentos suplementares serão considerados no processo de avaliação e caso o artigo seja aprovado serão disponibilizados aos leitores juntamente com o artigo. 

Processo de Avaliação:

Os artigos submetidos à Gestão & Tecnologia de Projetos são inicialmente avaliados pelos editores que verificam a adequação às temáticas da revista e atendimento aos aspectos científicos e éticos do manuscrito, considerando aprovação do projeto por conselho de ética em pesquisa, quando o texto envolve pesquisa com seres humanos, verificação de similaridade (podendo utilizar software anti-plágio), rigor na apresentação das referências bibliográficas e descrição dos métodos utilizados.

Em função destas verificações o manuscrito pode ser sumariamente rejeitado (quando não abordam tema prioritário da revista ou apresenta falta grave), pode ser devolvido aos autores com recomendações de ajustes e re-submissão ou ser encaminhado para avaliação por pares (quando atende integralmente os aspectos éticos, rigor científico e adequação temática).

Para cada manuscrito são designados no mínimo dois avaliadores independentes.  Os avaliadores da revista são preferencialmente doutores que atuam nas temáticas relativas a revista e são designados com base no tema do artigo e especialidade do avaliador. Também são considerados o distanciamento entre avaliador e autor(es), assim um avaliador não deverá atuar no mesmo departamento do(s) autor(es) do manuscrito.

A dinâmica padrão de avaliação consiste em “avaliação por pares duplo cego" e tanto os autores como revisores não são informados sobre a identidade da outra parte.

Números especiais (temáticos, ligados a eventos científicos e outros) podem ser avaliados no sistema "cego", nestes casos os revisores (avaliadores) têm acesso aos metadados do artigo e nome dos autores, mas os autores não têm acesso as identidades dos revisores que permanecem anônimos.

Para ser publicado o manuscrito deve ter indicação de aceite dos avaliadores e em caso de divergência o editor poderá designar um novo avaliador para dirimir a controvérsia. Em casos excepcionais a decisão pode ser baseada em pareceres de avaliação divergentes. A decisão final é do editor e é tomada com base nas indicações e argumentos dos revisores e conteúdos dos pareceres das avaliações.

Com base nas avaliações o artigo pode ser:

- Aceito na forma presente,  sem necessidade de revisões;

- Aceito com necessidades de pequenos ajustes que serão verificados pelo editor;

- Solicitado revisões significativas, após o que o artigo será reencaminhado para os revisores originais para nova rodada de análise;

- Rejeitado.

É comum o manuscrito original passar por duas ou três rodadas de revisão antes de uma decisão definitiva favorável.

Em todos os casos e a cada rodada de revisão os pareceres de avaliação e a fundamentação da decisão do editor são encaminhados por e-mail ao(s) autor(es).

Política de Ética:

A Revista Gestão & Tecnologia de Projetos (GTP) considera o comportamento ético de todas as partes envolvidas na publicação: autores, editores e avaliadores de manuscritos. Segundo o Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE (http://publicationethics.org/resources/guidelines).

Os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais e se eles utilizam textos ou imagens de outros que isso seja devidamente citado. Plágio constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.

A autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram contribuições significativas para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado.  Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como co-autores. 

Fontes de financiamento da pesquisa: é responsabilidade dos autores informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa. Lembramos que universidades e agências de fomento à pesquisa como CAPES, CNPq, FAPESP e outras têm regras próprias para informar o apoio financeiro e cabe aos autores incluir estas informações nos agradecimentos e metadados da submissão.

 

Preenchimento dos Metadados de Submissão:

Os metadados são utilizados para identificar as submissões já que o arquivo (.doc) não pode trazer esta informação. Assim, é fundamental incluir todos os co-autores nos metadado de submissão, bem como o e-mail  e filiação institucional de todos e o código ORCiD de todos os autores.

Os metadados são utilizados para registro DOI dos artigos aprovados. Assim, é fundamental que estejam corretos e de acordo com o texto do artigo.

Recomendações  para preenchimento dos metadados dos artigos (adaptadas do SIBI USP)

  • Título do artigo: preencher o título em português, em Inglês e em Espanhol, sempre de acordo com o texto do manuscrito. Caso ocorra mudança de título durante o processo de revisão é fundamental altera os metadados para refletir o novo título. Lembramos que o título não deve utilizar nenhuma pontuação ao final, mesmo que haja subtítulo. Utilizar maiúscula apenas em nomes próprios e na palavra que inicia o título.

 

  • Resumo do artigo:  preencher não só o resumo em português, como também em Inglês e Espanhol.

 

  • Autor e Co-autor: todos os co-autores devem ser adicionados nos metadados no momento da submissão e para todos é fundamental fornecer o e-mail e ORCiD. A inclusão de novos autores não é permitida e só será aceita posteriormente em casos excepcionais com justificativa por escrita que será avaliada pelos editores.
  • Autor e Co-autor: o último sobrenome deve ser o último sobrenome, exceto para sobrenomes compostos. Erro comum: da Silva. Corrigir para Silva.
  • Autor e Co-autor: utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação dos autores. Ex. Antonio Carlos Souza.

 

  • Afiliação/Instituição do Autor: não utilizar siglas. Não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos. Preencher a denominação sempre por extenso, do maior para o menor. utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação da afiliação
    • Ex. Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
    • Ex. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    • Ex. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

 

  • Biografia: Esse campo, localizado logo após o campo de afiliação/instituição, é destinado a apresentar informações sobre as atividades dos autores. Adicionalmente, os autores podem adicionar o link para seu CV Lattes neste campo.

 

  • Palavras-chave: preencher as palavras-chave uma a uma, não só em português, como também nos outros idiomas (espanhol e inglês), sempre de acordo com as informações constantes no artigo, iniciando cada palavra-chave com letra maiúscula. Após cada palavra-chave inserida pressionar "Enter". Não copiar e colar todas as palavras de uma vez, pois isso prejudica a recuperação do conteúdo pelos mecanismos de busca da Internet.

 

  • Agência de Fomento/Financiamento: recomendamos habilitar o Plugin ‘Dados de Financiamento’, que captura dados diretamente do FunRef CrossRef. Ex. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. http://dx.doi.org/10.13039/501100001807.
  • Agência de Fomento/Financiamento: Não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos.

 

  • Referências: sempre adicione a lista de referências em campo próprio para tal nos metadados do artigo. Caso a lista de referências mude durante o processo de revisão, lembre de atualizar os metadados para refletir a bibliografia referenciada no artigo. Caso esse campo não esteja aparecendo, habilite-o por meio das Configurações de Fluxo de Trabalho na aba Submissões. 
  • Referências: lembramos que a ABNT NBR 6023 Referências foi publicada em novembro de 2018 e apresentou várias mudanças. Atualize as orientações para autores.
  • Referências: sempre que existir, adicione ao final da referência o DOI do texto citado.

 

 

Dúvidas sobre o sistema de submissão e gerenciamento da revista: Recomendamos a leitura do guia OJS3 IBICT, páginas 112 a 123 (capítulo destinado aos autores) e o vídeo: Submetendo um Artigo (Vídeo Tutorial para Autores (legendado)

 

Declaração de Direito Autoral 

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Condições para submissão de manuscritos

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista ou evento; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • Os autores se responsabilizam integralmente pela autoria do artigo e pelos direitos autorais de imagens, fotos e dados incluídos no trabalho submetido.

    Obs. Caso o autor utilize imagens ou fotos de terceiros ele deve ter autorização para utiliza-las em seu artigo.

    A autorização para uso de imagens e fotos de terceiros deve ser assinada pelo detentor dos direitos autorais das mesmas. É responsabilidade do autor verificar a legalidade dos documentos de permissão de uso de imagens e fotos e manter os originais destes para apresentar à revista caso seja solicitado.

 

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice e o tem no máximo 20 páginas em Times New Roman - 12pts, pagragrafo 1,5 e espaçamento entre paragráfos 12pts. O manuscrito deve ser redigido com as linhas numeradas para facilitar a comunicação entre revisores e autores. As imagens e figuras são legíveis e apresentam boa qualidade gráfica (pelo menos 200dpi de resolução).

    Utilizar modelo disponível para:
    OBS. A formatação final dos artigos aceitos é realizada pela revista e enviada aos autores para validação.

 

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo de submissão e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista e o processo de avaliação por pares.

    Nos  metadados da submissão (ficha de cadastro na revista) devem ser inseridos os dados de todos os autores e co-autores, vinculação intitucional dos autores e código ORCiD <<http://orcid.org/>> de todos os autores.

  • O artigo inclui título em português, título em espanhol e título em inglês, resumo, resumo em espanhon e abstract em inglês (mínimo de 150 e máximo 350 palavras), palavras-chave em português e espanhol e keywords em inglês (de três a cinco palavras).

    No corpo do artigo estão claramente descritos os objetivos, os métodos e procedimentos de pesquisa, os resultados obtidos e as contribuições teóricas.

     

  • As referências bibliográficas devem estar completas, conforme a ABNT NBR 6023 - Informação e documentação - Referências - Elaboração e citadas de acordo com a ABNT NBR 10520 - Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação.

    URLs e DOIs das referências foram informadas quando possível.

    Obs. Utilizar DOI nas referências ajuda os mecanismos de busca a contabilizarem as citações dos trabalhos.

 

  • Os autores permitem que a revista indexe os trabalhos em bases bibliográficas e acadêmicas para ampliar a difusão da publicação.

    OBS. Os autores também são incentivados a distribuírem livremente os artigos publicados na revista em suas páginas pessoais e repositórios institucionais de divulgação científica (InfoHab, ResearchGate, Academia.edu, etc.), seguindo os critérios Creative Commons BY NC.

 

  • Os autores se comprometem a informar no texto (se houver) todas as fontes de financiamento para pesquisa (agências publicas ou privadas).

    Ver recomendações da FAPESP de como informar o apoio financeiro, através de bolsas e auxílios de pesquisa: 

 

  • Os autores se responsabilizam integralmente por todas as aprovações éticas necessárias para desenvolvimento da pesquisa e afirmam que possuem as devidas aprovações.

 

  •  

    Caso envolva pesquisa com seres humanos os autores dispõe das devidas aprovações éticas de acordo com as regras da plataforma Brasil ou similares em outros países.

    Site da Plataforma Brasil: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

    Informar no artigo os dados da aprovação junto ao conselho de ética de pesquisa e eventuais conflitos de interesse, quando pertinente ao conteúdo do trabalho.

    Quando envolver pesquisa com seres humanos os autores são responsáveis pelas aprovações éticas necessárias e devem informar o protocolo de pesquisa aprovado junto à plataforma Brasil ou conselho de ética.

 

  • Os autores que têm seus artigos avaliados por Gestão & Tecnologia de Projetos se comprometem a contribuir na revisão de artigos quando convidados pela revista.