AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA RELAÇÃO A SER SEMPRE (RE)DISCUTIDA

Autores

  • Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali UFRN

DOI:

https://doi.org/10.4237/gtp.v5i2.140

Palavras-chave:

Ambiente Construído, Avaliação Pós-ocupação (APO), responsabilidade social, ética

Resumo

Na contemporaneidade, a importância das atividades de pesquisa para o desenvolvimento de todos os campos do conhecimento faz emergir uma acentuada preocupação com as questões ligadas à responsabilidade social e ética, enquanto aspectos que não podem ser ignorados pelos pesquisadores. Partindo desse contexto, o foco desse artigo são as pesquisas de Avaliação Pós-Ocupação (APO) as quais se fazem cada vez mais presentes na área de Arquitetura e Urbanismo, com o objetivo de subsidiar tanto a reforma dos edifícios ou conjuntos edificados objetos de estudo, quanto novos projetos. De modo geral, mostra-se a importância dessa área investir na consolidação do posicionamento ético dos pesquisadores, postura que irá influenciar todas as etapas do trabalho de pesquisa, desde a definição do recorte temático e dos métodos/técnicas para realização dos estudos empíricos, até a apresentação dos resultados. Finalmente, o texto defende ser necessário valorizar/reforçar o papel dos comitês de ética das universidades e instituições ligadas à pesquisa na regulamentação do processo de investigação científica, embora também aponte a importância de definir subcomitês sensíveis às especificidades do campo de Arquitetura e Urbanismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali, UFRN
    Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Elali UFRN, Brasil Graduada em Arquitetura e Urbanismo (1982) e em Psicologia (1987) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1996 e 2002). Atualmente é docente da UFRN, mantendo atividade didática e de pesquisa na graduação e pós-graduação, relacionada às áreas de Projeto Arquitetônico e Psicologia Ambiental, com especial interesse por temas relativos a: relações pessoa-ambiente como subsídio à projetação, avaliação do ambiente construído, percepção ambiental, acessibilidade ambiental e apego ao lugar. Currículo LATTES: http://lattes.cnpq.br/3061713076071714

Downloads

Publicado

2010-11-11

Como Citar

ELALI, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja. AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA RELAÇÃO A SER SEMPRE (RE)DISCUTIDA. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 5, n. 2, p. p. 3–17, 2010. DOI: 10.4237/gtp.v5i2.140. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50984.. Acesso em: 19 abr. 2024.