TEACHING CAD PROGRAMMING TO ARCHITECTURE STUDENTS

Autores

  • Maria Gabriela Caffarena CELANI Universidade Estadual de Campinas [UNICAMP]

DOI:

https://doi.org/10.4237/gtp.v3i2.73

Resumo

[Ensino da Programação CAD para Estudantes de Arquitetura] O objetivo deste trabalho é discutir a relevância da inclusão de uma disciplina de programação de computadores no currículo de Graduação em Arquitetura e urbanismo. Ele começa explicando como a programação tem sido aplicada em outros contextos educacionais com grande sucesso pedagógico, e descrevendo os princípios de Papert. Em seguida, é apresentado um resumo da evolução do CAD e três exemplos históricos de aplicações da programação no ensino de arquitetura são apresentados, seguidos por um exemplo contemporâneo de grande relevância. Finalmente, é proposta uma metodologia para o ensino de programação para arquitetos, com o objetivo de melhorar a qualidade dos projetos, tornando os conceitos arquitetônicos mais explícitos. Essa metodologia é baseada na experiência da autora de ensino de programação para alunos do curso de graduação em arquitetura na Universidade Estadual de Campinas. O trabalho termina com uma discussão sobre o papel da programação nos dias de hoje, quando a maioria dos programas de CAD são amigáveis. Como conclusão, sugere-se que a introdução da programação no currículo de CAD, dentro de um arcabouço teórico apropriado, pode vir a transformar o conceito de ensino da arquitetura. Palavras-chave: Computer programming; computer-aided design; architectural education. ABSTRACT The objective of this paper is to discuss the relevance of including the discipline of computer programming in the architectural curriculum. To do so I start by explaining how computer programming has been applied in other educational contexts with pedagogical success, describing Seymour Papert's principles. After that, I summarize the historical development of CAD and provide three historical examples of educational applications of computer programming in architecture, followed by a contemporary case that I find of particular relevance. Next, I propose a methodology for teaching programming for architects that aims at improving the quality of designs by making their concepts more explicit. This methodology is based on my own experience teaching computer programming for architecture students at undergraduate and graduate levels at the State University of Campinas, Brazil. The paper ends with a discussion about the role of programming nowadays, when most CAD software are user-friendly and do not require any knowledge of programming for improving performance. I conclude that the introduction of programming in the CAD curriculum within a proper conceptual framework may transform the concept of architectural education. Key-words: Computer programming; computer-aided design; architectural education.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Gabriela Caffarena CELANI, Universidade Estadual de Campinas [UNICAMP]
    Arquiteta e Professora do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Estadual de Campinas Curriculum LATTES: http://lattes.cnpq.br/1900829386347923

Publicado

2008-11-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CELANI, Maria Gabriela Caffarena. TEACHING CAD PROGRAMMING TO ARCHITECTURE STUDENTS. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 3, n. 2, p. 1–23, 2008. DOI: 10.4237/gtp.v3i2.73. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/50940.. Acesso em: 24 abr. 2024.