ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DOS PALETES: UM ESTUDO DE CASO DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO DESIGN PARA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Rita de Castro Engler Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ana Carolina Lacerda Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Letícia Hilário Guimarães Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-5128-7660

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v12i2.110234

Palavras-chave:

Gestão Compartilhada, Sustentabilidade, Design

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância do design transdisciplinar voltado para sustentabilidade, relacionando diferentes campos do saber com relevantes questoes e problemas complexos (wicked problems) – consumo e produçao, sustentabilidade, gestao de pessoas e processos, tecnologia, excesso de informaçoes, relaçao homem e objeto, cultura, identidade, entre outros – que permeiam o atual cenário fluido e em constante mutaçao. A resoluçao de problemas complexos e perversos nao deve ser entendida como responsabilidade somente dos atores políticos, novas redes devem ser criadas entre indivíduos, empresas e o poder público, associando a criatividade e o empreendedorismo para geraçao de valores compartilhados e soluçoes potenciais em prol da sustentabilidade. A gestao compartilhada de problemas vai ser discutida através de uma metodologia descritiva de estudo de caso em duas comunidades diferentes, mas com propósitos semelhantes. As comunidades do município de Jeceaba (MG) e bairro Jardim Canadá (Nova Lima, MG), que reaproveitaram resíduos (paletes) descartados para produçao de mobiliários e adornos, com o intuito de minimizar os impactos ambientais, porém uma aplica a metodologia do design no processo criativo e na execuçao das peças enquanto a outra nao adota a metodologia em respeito as limitaçoes locais. A análise desses estudos leva a compreensao da importância do design que produz projetos economicamente eficientes, socialmente justos e ambientalmente sustentáveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rita de Castro Engler, Universidade do Estado de Minas Gerais
    Pós-doutorado em Design
  • Ana Carolina Lacerda, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Mestranda em Design pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

     

  • Letícia Hilário Guimarães, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Mestranda em Design pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.

     

Referências

AZEVEDO, P. K. U. et al. Design thinking: uma nova fonte de pensar. Quipus, Natal, v. 2, n. 2, p. 41-48, jun./nov. 2013. Disponível em:<https://goo.gl/qJNC8x>. Acesso em: 4 maio 2015.

BAUMAN, Zygmunt. Modernita liquida.Roma/Bari:Editori Laterza & Figli,2002.

BRANZI, Andrea. Modernita debole a diffusa:il mondo del progetto all'inizio del XXI secolo.Milano: Ed. Skira,2006.

BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Tradução de Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010. 249p.

CATARSE. Disponível em: <https://www.catarse.me/pt>. Acesso em: 20 nov. 2015.

CELASCHI, Flaviano. II design dellamforma merce:valori, bisogni e merceologia contemporanea.Milano: Ed. II Sole 24 Ore/POLIdesign,2000.

CHEHEBE, J. R. Análise do ciclo de vida de produtos: ferramenta gerencial da ISO 14000. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

DESIS; BACKGROUND, in MORAES,Dijon. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher,2010.

GUARNIERI, P. Logística reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental. Recife: Clube de Autores, 2011. 307p. Disponível em: <https://goo.gl/im6SXz>. Acesso em: 5 dez. 2015.

HADDAD, P. R. Economia peregrina. Cidade: Phorum Consultoria, 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010. 2011. Disponível em: <https://goo.gl/o4fr7W>. Acesso em: 12 jun. 2015.

JARDIM Canadá Centro de Arte e Tecnologia. Disponível em: <http://www.jaca.center/sobre//>. Acesso em: 20 out. 2015.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12. ed. Traduzido por Arlete Simille Marques, Sabrina Cairo; revisão técnica Dílson Gabriel dos Santos, Francisco J. S. M. Nova Jersey: Prentice Hall, 2008.

LÖBACH, B. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blucher, 2006.

MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.

MERONI, A. (Org.). Creative communities: people inventing sustainable ways of living. Milan: Polidesign, 2007.

MORAES, D. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.

VIALLI, A. Upcycling, a nova fronteira da reciclagem. Estadão, São Paulo, 26 abr. 2010. Disponível em: <https://goo.gl/FxAHoA>. Acesso em: 1 jun. 2013.

VIANNA, M. et al. Design Thinking: inovação em negócios. Londres: MJV Press, 2012. 162p.

Downloads

Publicado

2017-11-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENGLER, Rita de Castro; LACERDA, Ana Carolina; GUIMARÃES, Letícia Hilário. ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DOS PALETES: UM ESTUDO DE CASO DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO DESIGN PARA SUSTENTABILIDADE. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 12, n. 2, p. 41–52, 2017. DOI: 10.11606/gtp.v12i2.110234. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/110234.. Acesso em: 18 abr. 2024.