Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A GIS – Gesto, Imagem, Som – Revista de Antropologia é uma revista acadêmica que engloba os campos da antropologia visual, da música e do som, da performance, do teatro e da arte.

Com vistas a criar um espaço de interlocução internacional dos materiais e reflexões produzidos por esses campos, aceitamos publicações em português, espanhol, inglês e francês. No caso dos artigos publicados em português e espanhol, o autor deverá também providenciar a tradução do texto para o inglês. No caso de artigos enviados em inglês e francês, o autor deverá providenciar a tradução para o português. O bilinguismo nos artigos em espanhol e português tem por objetivo divulgar mais amplamente a produção latino-americana e de língua portuguesa.

A GIS nas suas seções (Artigos, TER e GIS) recebe artigos, traduções, entrevistas, resenhas, produções que englobem ensaios e obras literárias (contos, poemas, textos performáticos), bem como toda e qualquer produção que conjugue escrita textual e conteúdos fotográficos, sonoros e/ou audiovisuais. A revista é um espaço de experimentação com diversas linguagens. Incentivamos formas não convencionais de explorar a imaginação etnográfica. Na seção “Achados na Rede” selecionamos trabalhos disponíveis na internet e que dialogam com o foco e escopo da GIS. Caberá ao Comitê Editorial a curadoria dessa seção.

Os conteúdos submetidos e publicados pela GIS – Gesto, Imagem, Som – Revista de Antropologia são de responsabilidade dos seus autores, não refletindo a opinião da Revista e de seu Conselho Editorial. Quaisquer questões referentes à direitos autorais sobre conteúdos (textuais, fotográficos, audiovisuais ou multimídia) são de responsabilidade dx(s) autorx(s)/realizadorx(s) que submeteram o referido material. Somente serão avaliados os materiais submetidos que seguirem as diretrizes de padronização abaixo.

 

Políticas de Seção

Artigos

A seção de artigos científicos inéditos, versa sobre temas das áreas de interesse da revista: Antropologia visual, da música e do som, da performance, do teatro e da arte.

Todo artigo será, inicialmente, enviado a dois pareceristas e o resultado dos pareceres poderá ser: “Deferido”, “Deferido com modificações simples”, “Deferido com modificações substantivas” e “Indeferido”. Caso existam pareceres conflitantes, a Comissão enviará o trabalho para um terceiro parecerista. Os pareceristas não terão acesso à autoria dos textos examinados.

No caso de aceitação para publicação, o autor terá um mês para realizar/incorporar eventuais modificações sugeridas pelos pareceristas e revisar o texto submetido.

Todos os artigos devem incluir (em português e inglês) título, resumo (entre 100 e 150 palavras), cinco palavras-chaves e minibiografia dx(s) autorx(s) com até 100 palavras .

Limite máximo para todas as informações textuais é de 10.000 palavras. O texto deve seguir as Diretrizes para Autores.

Caso possuam fotografias, estas devem ser incorporadas no arquivo Word e ter resolução de 300 dpi em formato JPEG.

Se o artigo submetido for selecionado para publicação, o autor deverá enviar as imagens ou materiais multimídia separadamente, em JPEG, TIFF, ou PNG format, em 800x600 px ou o tamanho máximo de 1MB, com as respectivas legendas. Vídeos deverão estar em formato H264/MPEG4.

Deve ser enviada para o email da revista (gestoimagemsom@gmail.com) uma declaração, assinada e escaneada, contendo a autorização dx(s) autorx(s) para publicação do artigo, bem como dos materiais fotográficos, sonoros e audiovisuais contidos nos mesmos.

Caso possuam materiais multimídia (vídeos, sons, aplicações flash, etc), estes devem estar online – preferencialmente em sites como Youtube, Vimeo ou outro – e somente o hiperlink para a visualização do vídeo deve ser colocado no corpo do texto. Caso o vídeo esteja protegido por senha, esta deverá ser oferecida no momento da submissão.

Como a Revista é uma publicação online, os textos admitem a inserção de hiperlinks para sites externos. Lembramos, entretanto, que não podemos garantir que os links externos continuarão ativos e, portanto, não nos responsabilizamos por este conteúdo.

No caso de aceitação para publicação, o autor terá um mês para realizar/incorporar eventuais modificações sugeridas pelos pareceristas e revisar o texto.

Caso haja sugestões de diagramação do conteúdo (áudio)visual em relação ao texto, estas deverão ser enviadas à Comissão Editorial juntamente com o artigo submetido. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

T.E.R

Esta é uma seção na qual podem ser submetidas traduções, entrevistas e resenhas.

A avaliação da pertinência e relevância das traduções, resenhas e entrevistas e a decisão final sobre suas publicações são de responsabilidade da Comissão Editorial.

Traduções

  • São aceitas traduções de artigos e obras relevantes para as áreas definidas pelo escopo editorial da revista e que estejam indisponíveis em língua portuguesa. Em casos excepcionais, aceitamos textos já traduzidos e publicados, desde que a nova tradução seja considerada justificada e pertinente.
  • Limite máximo de 10.000 palavras, incluídas todas as informações descritas no item anterior mais referências bibliográficas, seguindo as Diretrizes para Autores da revista. Casos excepcionais de traduções que extrapolem estes limites serão avaliados individualmente pela Comissão Editorial.
  • Deve ser submetida junto com a tradução uma cópia do texto publicado originalmente.
  • Caso aceita, a tradução deve ser reenviada à Revista após revisão técnica por especialista na área do artigo em questão. Os dados do revisor devem ser incluídos no texto.
  • Solicitamos também o envio para o email da revista (gestoimagemsom@gmail.com) da autorização dx(s) detentor(x)s dos direitos autorais, permitindo a publicação da tradução submetida à revista. Adicionalmente, deve ser enviada uma declaração, assinada e escaneada, contendo a autorização dx(s) tradutorx(s) para publicação da tradução.

Resenhas

  • São aceitas resenhas de livros, filmes, ensaios fotográficos, exposições e performances produzidos nos últimos três anos de publicação e que possuam relevância para as áreas definidas pelo escopo editorial da revista.
  • Devem incluir título, nome dx(s) autorx(s) da resenha, filiação institucional (quando pertinente) e cinco palavras-chaves (em português e inglês).
  • Devem indicar as referências completas das obras resenhadas.
  • Limite máximo de 3.000 palavras, incluídas todas as informações descritas nos itens anteriores mais referências bibliográficas e notas, seguindo as Diretrizes para Autores da revista.

Entrevistas

  • As entrevistas devem ser inéditas e com autores, realizadores e artistas que sejam relevantes para o debate sobre as áreas de interesse da revista.
  • Devem incluir título, nome dx(s) entrevistadx(s) e dx(s) entrevistadorx(s), filiação institucional (quando pertinente), cinco palavras-chaves e uma apresentação de, no máximo, 400 palavras (em português e inglês).
  • Limite máximo de 10.000 palavras, incluídas todas as informações descritas no item anterior mais referências bibliográficas e notas, seguindo as Instruções para padronização de textos da revista.
  • Solicitamos também para o envio do email da revista (gestoimagemsom@gmail.com) o envio da autorização dx(s) entrevistad(x)s, permitindo a publicação da entrevista submetida à revista. Adicionalmente, deve ser enviada uma declaração, assinada e escaneada, contendo a autorização dx(s) entrevistadorx(s) para publicação da entrevista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Gestos, imagens e sons

Esta seção é um espaço de experimentação com diversas linguagens que pode trazer conteúdos ligados às áreas descritas no foco e escopo da Revista: antropologia visual, da música e do som, da performance, do teatro e da arte. Incentivamos formas não-convencionais de explorar a imaginação etnográfica. Podem integrar esta seção produções inéditas que englobem ensaios e produções literárias (contos, poemas, textos performáticos), bem como toda e qualquer produção que conjugue escrita textual e conteúdos fotográficos, sonoros e/ou audiovisuais. 

Os trabalhos serão submetidos à avaliação por pares para a consideração sobre sua pertinência e relevância. A Comissão Editorial também poderá, a seu critério, selecionar curador(x)s para este fim.

Caso haja sugestões de diagramação do conteúdo (áudio)visual submetido, estas deverão ser enviadas à Comissão Editorial juntamente com o matrial submetido.


 Fotografias

  • Máximo de 15 fotografias.
  • As imagens submetidas devem estar online em um site de hospedagem e compartilhamento de fotografias como Picasa, Flickr, etc. Somente o link para sua visualização será enviado no momento da submissão.
  • Anexado ao trabalho, deve haver um arquivo do Microsoft Word (em português e inglês) que contenha título do foto-ensaio, nome dx(s) autorx(s), minibiografia com até 100 palavras, filiação institucional (quando pertinente), cinco palavras-chaves, link para acessar as fotografias online e texto de, no máximo, 3.000 palavras, em português e inglês, que contextualize o trabalho fotográfico e ofereça ao leitor mais informações quanto ao campo etnográfico, a poética e a metodologia utilizadas pelo pesquisador/fotógrafo na composição do ensaio.
  • PARA PUBLICAÇÃO, caso selecionado, as fotografias deverão ser enviadas em alta resolução (300 dpi) e nomeadas seguindo a ordem de sua aparição no ensaio fotográfico (por exemplo, “foto01”, “foto02”, “foto03”, etc). Deve ser enviado também um arquivo separado do Word, contendo todas as informações listadas no item anterior mais uma lista com as legendas de todas as fotos, caso existentes.
  • Solicitamos, no momento da submissão, o envio para o email da revista (gestoimagemsom@gmail.com) uma declaração, assinada e escaneada, contendo a autorização dx(s) autorx(s) para publicação das fotografias e se responsabilizando pelos direitos de uso das imagens.

Vídeos

  • O vídeo deve ter no máximo 30 minutos. No caso de trabalhos audiovisuais que possuam, em sua composição, mais de um vídeo, a soma da minutagem de todos os vídeos não deverá exceder o limite de 30 minutos.
  • Os vídeos devem estar online em um site de hospedagem de vídeos, como Youtube ou Vimeo, e somente o link deverá ser enviado no momento da submissão. Caso o vídeo esteja protegido por senha, esta deverá ser oferecida no momento da submissão.
  • Anexado ao trabalho, deve haver um arquivo do Microsoft Word (em português e inglês) que contenha título do vídeo, nome dx(s) realizadorx(s), filiação institucional (quando pertinente), cinco palavras-chaves, link para acessar os vídeos online e texto de, no máximo, 3.000 palavras que contextualize o vídeo e ofereça ao leitor mais informações quanto ao campo etnográfico, a poética e a metodologia utilizadas pelo pesquisador/realizador na produção do vídeo.
  • PARA PUBLICAÇÃO, caso selecionado, os vídeos devem ser enviados em H264/mpeg4. Deve ser enviado também um arquivo separado do Word, contendo todas as informações listadas no item anterior.
  • Solicitamos, no momento da submissão, o envio para o email da revista (gestoimagemsom@gmail.com) de um documento, assinado e escaneado, contendo a autorização dx(s) autorx(s) para publicação dos vídeos e se responsabilizando pelos direitos de uso dos mesmos.

Sons

  • O(s) trabalhos(s) sonoro(s) deve(m) ter, no máximo, 30 minutos. No caso de trabalhos que possuam, em sua composição, mais de um arquivo de áudio, a soma da minutagem de todos os arquivos não deverá exceder o limite de 30 minutos.
  • Os trabalho(s) sonoro(s) deve(m) estar online – preferencialmente em algum site de hospedagem e compartilhamento de áudio e/ou vídeo como Soundcloud, Youtube, Vimeo ou outros do gênero – e somente o link será enviado no momento da submissão. Caso o trabalho sonoro esteja protegido por senha, esta deverá ser oferecida no momento da submissão.
  • Anexado ao trabalho deve haver um arquivo do Microsoft Word, em português e inglês, que contenha título do trabalho sonoro, nome dx(s) realizadorx(s), filiação institucional (quando pertinente), cinco palavras-chaves, link para acessar o trabalho sonoro online e texto de, no máximo, 3.000 palavras que contextualize o(s) trabalho(s) sonoro(s) e ofereça ao leitor mais informações quanto ao campo etnográfico, a poética e a metodologia utilizadas pelo pesquisador/realizador na sua produção/captação.
  • PARA PUBLICAÇÃO, caso selecionado(s), o(s) trabalho(s) sonoro(s) deve(m) ser enviado(s) em formato WAV, AIFF ou MP3. Deve ser enviado também um arquivo separado do Word, contendo todas as informações listadas no item anterior.
  • Solicitamos, no momento da submissão, o envio para o email da revista (gestoimagemsom@gmail.com) de um documento, assinado e escaneado, contendo a autorização dx(s) realizadorx(s) para publicação do áudio e se responsabilizando legalmente por quaisquer problemas advindos dos direitos autorais referentes ao uso e publicação do mesmo.

Produção literária (contos, poemas e textos performáticos)

  • O trabalho deve incluir título, nome dx(s) autorx(s), filiação institucional (quando pertinente) e cinco palavras-chaves, em português e inglês.
  • Limite máximo de 10.000 palavras, incluídas todas as informações descritas no item anterior mais referências bibliográficas e notas, quando existentes, seguindo as Diretrizes para Autores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Achados na Rede

A seção “Achados na Rede” reúne trabalhos publicados apenas em páginas pessoais que dialogam com o foco e escopo da revista. Caberá ao comitê editorial fazer a curadoria desta seção.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Artigos

Todo artigo será, inicialmente, enviado a dois pareceristas e o resultado dos pareceres poderá ser: “Deferido”, “Deferido com modificações simples”, “Deferido com modificações substantivas” e “Indeferido”. Caso existam pareceres conflitantes, a Comissão enviará o trabalho para um terceiro parecerista. Os pareceristas não terão acesso à autoria dos textos examinados.


T.E.R

A avaliação da pertinência e relevância das traduções, resenhas ou entrevistas e a decisão final sobre sua publicação são de responsabilidade da Comissão Editorial que possui, para este fim, poder soberano e incontestável.


Gestos, imagens e sons

A Comissão Editorial realizará a avaliação do material submetido e poderá também, a seu critério, selecionar curador(x)s para este fim.

 

Periodicidade

A Revista terá a peridiocidade anual.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.