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Iconografia e Oralidade: sobre objetos e pessoa entre os Bororo

Sylvia Caiuby Novaes

Resumo


O foco desse artigo centra-se em algumas modalidades sensíveis – visíveis, materiais e sonoras – por meio das quais é possível entender processos de criação e transformação de seres sociais que ocorrem em sociedades indígenas no Brasil. O estudo das formas culturais visíveis é uma das atividades da antropologia visual, tal como o coloca MacDougall; formas que constituem sistemas expressivos das sociedades humanas e que comunicam significados parcial ou fundamentalmente por meios visuais (MacDougall 1997, 283). Por outro lado, creio ser possível associar esses aspectos visíveis a outros aspectos sensíveis, como por exemplo os efeitos sonoros e mesmo o sopro, essenciais para a reflexão sobre a transformação que se opera em corpos humanos. Parto de um caso muito específico – alguns dos objetos presentes no funeral Bororo e as relações sociais que engendram a manufatura destes objetos, para mostrar que o caso Bororo pode enriquecer a perspectiva antropológica sobre esses processos. Nascimento, nominação, morte e funeral marcam transformações sociais da pessoa ao longo da vida, e a compreensão desses processos pode se beneficiar desta abordagem, que tem como foco essas modalidades sensíveis de expressão nos rituais. Vale lembrar que não se trata de entender estas modalidades sensíveis per se e sim o amplo espectro de relações culturalmente infletidas e codificadas por estas formas sensíveis de expressão.


Palavras-chave


Criação e transformação de seres sociais; bororo, modalidades sensíveis dos artefatos; expressão ritual da pessoa

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2016.116351

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