Textura e Gesto

Autores

  • Andrea de Moraes Cavalheiro Universidade de São Paulo. Grupo de Estudos Surdos e Deficiência do Núcleo de Antropologia Urbana

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.127316

Palavras-chave:

Deficiência visual, Técnicas corporais, Performance, Antropologia visual, Estudos da deficiência

Resumo

As fotografias deste ensaio foram realizadas entre 2010 e 2012, no âmbito de minha pesquisa de mestrado, durante trabalho de campo, no Instituto de Cegos Padre Chico, escola de ensino fundamental, em São Paulo, especializada em alunos com deficiência visual (cegueira ou baixa visão). Neste ensaio, procuro captar alguns gestos, movimentos incompletos e balanços no ar, que remetem a técnicas corporais instituídas no cerimonial cotidiano do corpo. Nesse adestramento, onde o próprio corpo é instrumento da técnica, figuram dedos que decifram gráficos em relevo, mãos lendo em braile e saltos ao som da corda. Em minha dissertação, exponho como algumas dessas técnicas se conectam a categorias de nomeação, sinais corporais e atributos qualificativos, negociados pelos atores para compor práticas performativas da deficiência visual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrea de Moraes Cavalheiro, Universidade de São Paulo. Grupo de Estudos Surdos e Deficiência do Núcleo de Antropologia Urbana
    Doutora e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Bacharel em História na mesma Universidade. É membro do Grupo de Estudos Surdos e Deficiência do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (NAU)

Publicado

2017-05-29

Edição

Seção

G.I.S - Gestos, Imagens e Sons

Como Citar

“Textura E Gesto”. 2017. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 2 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2017.127316.