A representação da tragédia de Mariana - Fotografias enterradas e imagens sobreviventes

Autores

  • Marcela Vasco Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142387

Palavras-chave:

Mariana, Desastre, Fotografia, Imagem, Montagem

Resumo

Este texto ensaístico apresenta um processo de investigação a partir das imagens produzidas sobre a tragédia do rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, no complexo da Alegria, da mineradora Samarco (controlada pelas empresas Vale e BHP Billiton), em Bento Rodrigues, distrito da cidade de Mariana, Minas Gerais. Através das fotografias jornalísticas e artísticas que procuraram revelar o ocorrido, busco analisar a noção de desastre e a representação acionadas para classificar e retratar essa tragédia e, com base nos questionamentos extraídos desta breve análise, proponho um trabalho de deformação, montagem e restituição das imagens como forma de jogar com metáforas a partir dos restos que sobraram.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcela Vasco, Universidade Estadual de Campinas

    Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e bacharelado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É integrante do Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem (LA'GRIMA) e do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas da Unifesp (VISURB).

Publicado

2018-07-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“A representação Da tragédia De Mariana - Fotografias Enterradas E Imagens Sobreviventes”. 2018. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 3 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142387.