Uma festa nos subúrbios cariocas: pessoas e coisas em torno de Cosme e Damião

  • Thiago da Costa Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Cosme e Damião, Subúrbios, Rio de Janeiro, Troca-dádiva, Fotografia etnográfica

Resumo

Este ensaio visa uma descrição fotoetnográfica dos festejos de Cosme e Damião nos subúrbios do Rio de Janeiro, enfocando os processos de produção das ofertas, mobilização de famílias e vizinhanças, bem como as dinâmicas espaciais características das trocas-dádivas ocorridas neste contexto. Estes festejos misturam tradições religiosas católicas e de origem africana (umbanda e candomblé) – o que se nota nas práticas, discursos e nos materiais (doces, roupas, imagens) enfocados no ensaio, bem como em uma certa noção de infância que se desdobra a partir das ofertas de doces características da data. Por meio de uma apresentação reflexiva da captura de fotografias realizada em torno do dia 27 de setembro de 2015, este trabalho visa mostrar, em textos e imagens, como se “faz uma festa”, e quais as operações espaciais e interativas confluem neste evento religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago da Costa Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Formado em História, com mestrado e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ), Thiago da Costa Oliveira é antropólogo, fotógrafo e documentarista. Publicou, em 2015, o fotolivro Metoro Kukràdjà: a estética ritual Mebengôkrê-Kayapó, em parceria com o antropólogo André Demarchi. Em sua produção audiovisual destaca-se o filme Nossa Pintura, exibido em festivais nacionais e internacionais (prêmio de melhor curta do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema, em 2014, Júri Jovem). Pós-doutorando no Programa de Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ) e gestor de projetos de documentação cultural no Museu do índio – Funai (PROGDOC – Unesco).

Publicado
2018-07-23
Como Citar
Oliveira, T. (2018). Uma festa nos subúrbios cariocas: pessoas e coisas em torno de Cosme e Damião. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia, 3(1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142529
Seção
G.I.S - Gestos, Imagens e Sons