La Milagrosa: ensaio visual sobre rituais e estéticas de sincretismo afrocubano

  • Rui Mourão Universidade Nova Lisboa
Palavras-chave: Santeria, Ritual, Afrocubano, Sincretismo, Antropologia visual

Resumo

Num cruzamento de videoarte e antropologia visual, o vídeo LA MILAGROSA foca-se no universo da Santería, sincretismo religioso entre divindades africanas e religiosidades católicas, que se gerou em populações afrodescendentes escravizadas em Cuba, segundo entrecruzados processos de assimilação e resistência face aos poderes coloniais, continuando a existir após a independência, inclusive num contexto oficialmente ateu. Testemunhando a perpetuação da mitologia Ioruba, o ensaio visual conduz-nos por rituais e altares domésticos de uma santera, revelando um simbólico e vasto panteão de deuses tribais africanos representado por santos, cantos, objetos e cores presentes em diversos elementos (ex: flores, tecidos, doces, velas, madeiras, colares de contas, etc). A narrativa abre-se posteriormente a espaços públicos de tipologia católica que se tornaram icónicos para práticas da Santería: o cemitério Cristóval Colón (Cristóvão Colombo) e o santuário de São Lázaro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Mourão, Universidade Nova Lisboa
Pós-graduação em Culturas Visuais Digitais e Mestrado em Antropologia (ISCTE, Lisboa). Doutorando em Estudos Artísticos (Univ.Nova, Lisboa). Faz videoarte (foi selecionado para LOOP - Video Art Festival, Barcelona; recebeu o Prémio do Público no FUSO - Anual de Videoarte Lisboa; estreou um filme na Cinemateca Portuguesa, nomeado para melhor documen-tário no Festival QueerLisboa). Fez residências artísticas, performances, palestras, artigos, 2 livros (um individual, outro coletivo) e mais de 50 exposições em 16 países (ex: Spaces, Cleveland; Iklectik Art-Lab, Londres; MNAC, Lisboa; Palazzo Albrizzi, Veneza; Museu Nacional de Etnologia, Lisboa; Künstlerhaus Bethanien, Berlim).
Publicado
2018-07-23
Como Citar
Mourão, R. (2018). La Milagrosa: ensaio visual sobre rituais e estéticas de sincretismo afrocubano. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia, 3(1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142532
Seção
G.I.S - Gestos, Imagens e Sons