Objeto afetivo: usos sociais, tempo e fotografias comentadas

Autores

  • Alexandre Araujo Bispo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142634

Palavras-chave:

O instante certo, Dorit Harazim, Fotografia, Objeto afetivo, Usos sociais da fotografia

Resumo

O texto é uma resenha do livro “O instante certo” de Dorrit Harazim. Sugere-se que o livro pode ser lido de três modos: como uma exposição de fotos, um documento que comprova a experiência profissional da autora, ou um álbum de família, no qual as fotos são visualizadas e acompanhadas de comentários. Nesse último sentido, o livro funciona como um objeto afetivo e seus textos como a fala da autora sobre as fotografias de que gosta. As imagens se transformam com o passar do tempo, ganham novos sentidos e usos, quanto podem ser esquecidas. Ao contar suas histórias Harazim as coloca novamente em circulação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Araujo Bispo, Universidade de São Paulo
    Bacharel em Ciências Sociais, Mestre (2012) e doutorando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo.  Desenvolve pesquisas sobre a relação entre biografia, práticas culturais,cultura visual, consumo de bens visuais em ambiente urbano, fotografia e memória. Membro do grupo de pesquisa CNPq Coletivo ASA: Arte, saberes e antropologia liderado pela professora Dra Fernanda Arêas Peixoto.

Publicado

2018-07-23

Edição

Seção

T.E.R - Traduções, Entrevistas e Resenhas

Como Citar

“Objeto Afetivo: Usos Sociais, Tempo E Fotografias Comentadas”. 2018. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 3 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142634.