Antropologia em performance: entrevista com Richard Schechner, por John C. Dawsey

  • John Cowart Dawsey Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • Richard Schechner New York University
Palavras-chave: Schechner, Entrevista, Performance, Antropologia

Resumo

No período de 26 de junho a 7 de julho de 2012, o Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra), da Universidade de São Paulo (USP), promoveu um evento de duas semanas chamado "Encontros com Richard Schechner". Esta foi uma série de eventos patrocinados pelo Napedra como parte de seu projeto temático "Antropologia da performance: drama, estética e ritual". A entrevista com Richard Schechner realizou-se em 6 de julho de 2012, no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA), da USP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Cowart Dawsey, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Professor titular de antropologia na Universidade de São Paulo (USP),  Ph.D. em antropologia e mestrado em teologia pela Emory University, bacharel em história pela Florida Southern. Na USP, coordena o Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra), desde a sua fundação, em 2001. É o autor de vários livros, incluindo De que riem os boias-frias? Diários de antropologia e teatro (2013), e participou da organização de Antropologia e performance: ensaios Napedra (2013) e de outras coletâneas. Desenvolve pesquisas em antropologia da performance, antropologia da experiência, e antropologia benjaminiana. Um conjunto de conceitos resulta dessas pesquisas: descrição tensa (tension-thick description), f(r)icção (com r entre parênteses), corpoiesis, extraordinário ou espantoso cotidiano, margens das margens, e outros.
Richard Schechner, New York University
Apresentando-se como um “judeu hindu budista ateu morando em Nova York”, Richard Schechner é uma das principais referências dos estudos de performance. Em 1980, reuniu professores da New York University para fundar o renomado Departamento de Performance Studies da Tisch School of the Arts. Como diretor de teatro, foi o fundador do The Performance Group (TPG) e do East Coast Artists. Também é fundador e editor da revista TDR: The Journal of Performance Studies e da Enactment books series. Em parceria com Victor Turner e outros antropólogos, inspirou a “virada performativa” na antropologia e em outras áreas do conhecimento. Tem uma vasta produção bibliográfica e teatral. Pensando a performance, enquanto objeto de análise, a partir de um amplo espectro de manifestações – incluindo arte, música, dança, ritual, teatro, brincadeira, festa, política, religião, movimentos revolucionários e vida cotidiana –, Schechner também encontra na performance uma lente metodológica para a produção do saber.
Publicado
2018-07-23
Como Citar
Dawsey, J., & Schechner, R. (2018). Antropologia em performance: entrevista com Richard Schechner, por John C. Dawsey. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia, 3(1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142800
Seção
T.E.R - Traduções, Entrevistas e Resenhas