O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea

  • Ricardo Putti Università degli Studi di Siena, Siena
Palavras-chave: Antropologia visual, Pós-humano, Filme de ficção científica, Antropologia da arte

Resumo

O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea. A primeira etapa dessa relação é a definição de pós-humano; isto se concentra particularmente em alguns trabalhos de arte e cinema, tentando reconhecer quais as implicações destes na trama da imaginação coletiva, com referência à dimensão visual de um futuro próximo. O estudo prossegue com uma análise do filme Gattaca (1997), dirigido pelo neozelandês Andrew M. Niccol, e os trabalhos de arte Cypher (2009), que contém uma referência explícita ao filme de Niccol, e GFP Bunny/Alba (2000), ambos criados pelo artista Eduardo Kac. Os trabalhos desses dois autores e sua relação entre si tornam-se o principal eixo de referência para a análise da construção de um imaginário das transformações na relação parental e, de maneira mais ampla, nas relações sociais ligadas à revolução genética artificial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Putti, Università degli Studi di Siena, Siena

Leciona antropologia visual na Universidade de Siena e na Escola de Especialização em Patrimônio Antropológico da Universidade de Perugia e dirige o Laboratório de Antropologia Visual “Ars Videndi”. Recentemente, com o filme "Direito ao Asilo,  ganhou o prêmio Costantino Nigra (2011).  Nesse campo trabalhou na comunidade curda de Monte Amiata (Itália), filmando o filme Babylon Caffè (2017). Pesquisa igualmente as implicações antropológicas da relação homem/máquina. Foi curador da exposição: “Nexus human-machine interaciton”, Firenze, 2016. Última publicação: A & A. Sconfinamenti tra Antropologia e Arte Contemporânea, 2017 (livro organizado com M. Carniani).

Publicado
2018-07-23
Como Citar
Putti, R. (2018). O imaginário visual do pós-humano: uma leitura antropológica entre cinema e arte contemporânea. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia, 3(1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.146027
Seção
Artigos