Apresentação do Dossiê Olhares Cruzados

  • Paula Morgado Dias Lopes Universidade de São Paulo

Resumo

O dossiê “Olhares Cruzados” reúne quatro artigos e um ensaio fílmico que dialogam estreitamente entre si. Foram inspirados no encontro “Olhares Cruzados: Brasil/Canadá” , realizado em outubro de 2016 no Departamento de Antropologia da USP e que reuniu profissionais da imagem, cineastas e pesquisadores do Brasil e Québec (Canadá) para discutir experiências audiovisuais colaborativas em área indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Morgado Dias Lopes, Universidade de São Paulo

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2004) com pós-doutorado em antropologia visual na Université Laval (Quebec, Canadá), 2009. Desde 1992 trabalha no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da mesma instituição, Desenvolveu pesquisa na Amazônia entre os povos Wayana e Aparai, da qual resultou sua dissertação de mestrado (1994) e artigos na área de etnomedicina. Posteriormente passou a dedicar-se a antropologia visual, focada na pesquisa entre os Wayana da Guiana Francesa, concluindo sua tese de doutorado (2004). Desde 2006, desenvolve estudos no campo da antropologia e as tecnologias de informação e comunicação, interessada pelos discursos indígenas na cibercultura, da sua produção fílmica e sobre seus acervos audiovisuais depositados em instituições acadêmicas.  É membro do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI) da USP, do Centre interuniversitaire d’études et recherches autochtones (CIÉRA) da Université Laval (QC) e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). 

Publicado
2018-07-23
Como Citar
Lopes, P. (2018). Apresentação do Dossiê Olhares Cruzados. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia, 3(1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.148362
Seção
Artigos