Sylvia Caiuby Novaes (Org.). Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia. São Paulo: Edusp, 2015, 224p.

Resenha

Resumo

A contarmos da primeira metade do século XIX, as histórias da antropologia e da fotografia mereceram capítulos vinculados, que atestam uma relação de proximidade ao longo de suas trajetórias. Nos dias atuais, considerando-se o universo de saturação do mundo das imagens, referenciado por muitos autores como “pós-fotográfico”, à guisa das confidências entre fotografia e antropologia, o que se subscreve é um cenário de reflexões críticas sobre “os usos” e “o pensamento” das imagens fotográficas em suas perspectivas antropológicas. Nesse cenário, emerge também um arco de problematizações acerca de um conhecimento próprio das imagens e indaga-se sobre qual é o lugar das imagens e o que queremos delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Bruno, Universidade Estadual de Campinas

Fabiana Bruno é doutora em Multimeios (IA/Unicamp) e pesquisadora vinculada ao Departamento de Antropologia (IFCH) da Unicamp, onde se pós-doutorou em Antropologia Social. É cofundadora e pesquisadora do LA’GRIMA-IFCH/Unicamp (Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem). Obteve o Prêmio Capes de Melhor Tese da área de Ciências Sociais Aplicadas (2010) com a pesquisa “Fotobiografia – Por Uma Metodologia da Estética em Antropologia”, orientada pelo Prof. Dr. Etienne Samain. Orienta e organiza projetos, curadorias de exposições e fotolivros em parceria com o Ateliê Fotô e Fotô Editorial, em São Paulo. E-mail: fabybruno@uol.com.br.

Referências

Bateson, Gregory e Margaret Mead. 1942. Balinese Character: A Photografic Analysis. New York: New York Academy of Sciences.

Caiuby Novaes, Sylvia (org.). 2015. Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia. São Paulo: Edusp.

Caiuby Novaes, Sylvia. 1999. “Lévi-Strauss, razão e sensibilidade” In Revista de Antropologia 42, 1-2. São Paulo.

Didi-Huberman, Georges. 2011. A sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG.

Fontcuberta, Joan. 2016. La furia de las imágenes: Notas sobre la postfotografía. Barcelona: Galaxia Gutenberg.

Hupsel, Rafael. 2015. “Ayahuasca e visualidade: a expressão do sagrado na narrativa fotográfica”. In Caiuby Novaes, Sylvia (org.). Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia. São Paulo: Edusp. pp.143-160.

Lévi-Strauss, Claude. 1996. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras.

Lévi-Strauss, Claude. 1994. Saudades do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.

Rancière, Jacques. 2009. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34.

Roche, Denis. 1982. La desaparition des lucioles: réflexions sur l’acte photographique. Paris: Éditions de L’Étoile.

Samain, Etienne. 1995. “Ver e dizer na tradição etnográfica. Bronislaw Malinowski e a fotografia”. Horizontes antropológicos, ano 1, n. 2, p. 23-60, jul./set.

Tacca, Fernando de. 2015. “Fotografia: intertextualidades entre ciências, arte e antropologia”. In Caiuby Novaes,

Sylvia (org.). Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia. São Paulo: Edusp. pp.197-214.

Villela, Alice. 2015. “Quando a imagem é a pessoa ou a fotografia como objeto patogênico”. In Caiuby Novaes, Sylvia (org.). Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia. São Paulo: Edusp. pp.109-121.

Publicado
2019-10-24
Como Citar
Bruno, F. (2019). Sylvia Caiuby Novaes (Org.). Entre arte e ciência: a fotografia na antropologia. São Paulo: Edusp, 2015, 224p. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia, 4(1), 407-415. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2019.162374
Seção
T.E.R - Traduções, Entrevistas e Resenhas