Filmes como coisas na Índia colonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2020.171664

Palavras-chave:

Antropologia visual, Cinema colonial, Índia

Resumo

Este artigo argumenta que um produto visual também é material, no sentido de que objetos visuais (mesmo digitais) podem circular pelos mais variados espaços e, dependendo do contexto, podem adquirir ou expressar propriedades muito diferentes. Este artigo baseia-se em pesquisas conduzidas pelo autor em arquivos de filmes na Índia e no Reino Unido. O objetivo é mostrar que os filmes de não ficção (e a duração das filmagens) filmados por oficiais coloniais britânicos e visitantes da Índia na primeira metade do século XX formam “documentos” visuais que se baseiam em convenções fotográficas e filmes anteriores. Simultaneamente, o cinema de ficção indiano toma forma, com o trabalho pioneiro de DG Phalke. Os cinemas usam os mesmos materiais, possivelmente os mesmos tipos de câmera, porém sem intersectarem-se. Conclui-se que os filmes do período citado e posterior auxiliam entender as relações visuais entre o povo indiano como sujeito e os colonizadores britânicos.

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Biografia do Autor

  • Marcus Banks, Oxford University
    Professor de Antropologia Visual na Universidade de Oxford, Reino Unido. Suas publicações mais recentes são Visual Methods in Social Research (Sage 2015, em coautoria com David Zeitlyn), e a coleção de ensaios Visual Histories of South Asia (Primus Books, 2018, coeditada com Annamaria Motrescu-Mayes). Email: marcus.banks@anthro.ox.ac.uk  

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Publicado

2020-08-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Banks, Marcus. 2020. “Filmes Como Coisas Na Índia Colonial”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 5 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2020.171664.