Cosmocinepolítica tikm’n-maxakali: ensaio sobre a invenção de uma cultura e de um cinema indígena (Dossiê Olhares Cruzados)

Autores

  • Ruben Caixeta de Queiroz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Renata Otto Diniz Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142390

Palavras-chave:

Cinema indígena, Cosmopolítica, Ritual, Cosmologia, Documentário

Resumo

Neste trabalho refletimos acerca dos Tikm'n (também chamado de Maxakali) e suas maneiras de fazer cinema e ritual. Defendemos a ideia de que não se pode compreender a maneira de filmar e fazer cinema maxakali se não compreendemos a lógica e a estratégia em ação para fazer os rituais que, em geral, guiam a produção dos filmes. Por outro lado, ao fazer registros sobre esses rituais, estes multiplicam-se ao mesmo tempo que recuperam-se, em conjunto com a cultura de um povo. Mais do que isso, sugerimos que para melhor compreender esse cinema é necessário colocá-lo lado a lado aos conceitos que informam a cosmologia maxakali, sem esquecer que a história é narrada (para os filmes e além deles) do ponto de vista dos Maxakali sobre a pacificação ou a boa convivência que buscam com os “espíritos” e com o mundo dos brancos. Trata-se de uma cinecosmopolítica, ou, dito de outra forma, de um tipo de filme-ritual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ruben Caixeta de Queiroz, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor do Departamento de Antropologia e Arqueologia da FAFICH-UFMG. Pesquisador do CNPq. Editor da revista Devires - Cinema e Humanidades. Co-organizador (junto com Rosângela Tugny) do livro Músicas Africanas e Indígenas no Brasil (2008). Faz pesquisa junto às sociedades indígenas da Amazônia (região das Guianas) desde 1994.

     

  • Renata Otto Diniz, Universidade de Brasília

    Mestre em Antropologia Social pela UFRJ no Museu Nacional (2006) e doutoranda em Antropologia Social na Universidade de Brasília. Faz pesquisa junto aos índios Awá-Guajá do Maranhão.

Publicado

2018-07-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Cosmocinepolítica tikm’n-Maxakali: Ensaio Sobre a invenção De Uma Cultura E De Um Cinema indígena (Dossiê Olhares Cruzados)”. 2018. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 3 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142390.