Fotografia e Império: paisagens para um Brasil Moderno

Autores

  • Alexsânder Nakaóka Elias Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142622

Palavras-chave:

Fotografia, História, Império, Paisagens, Imaginário

Resumo

Em “Fotografia e Império: Paisagens para um Brasil Moderno”, Natalia Brizuela (2012) apresenta ao leitor um panorama do Brasil oitocentista a partir de fotografias, explicitando que estas imagens se fizeram intensamente presentes na construção do imaginário nacional. Assim, a autora ressalta a importante relação entre as fotografias desse período com a configuração do espaço e do território brasileiro. Seja com as paisagens (vistas) produzidas na corte imperial de D. Pedro II; as photographies ao mesmo tempo técnicas e mágicas de Hercule Florence, que narram uma história às margens do Império; os retratos (denominados cartes de visite) que estabeleceram o simbolismo da escravidão e da superioridade do branco; ou nas imagens de Flávio de Barros sobre a Guerra de Canudos, indício da formação da Nova República, o livro de Brizuela mostra a capacidade que a fotografia possui de, ao mesmo tempo, desencantar e reencantar a natureza e o mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexsânder Nakaóka Elias, Universidade Estadual de Campinas
    Jornalista e doutorando em Antropologia Social na Unicamp (bolsa FAPESP), estudando temas relacionados com imagem, antropologia da imagem, religião, simbolismo, rituais, narrativas verbo-visuais e cultura oriental. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios (Fotografia e Cinema) do Instituto de Artes da Unicamp, com graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem interesse pelo estudo das linguagens imagéticas, em especial pela fotografia, pelo cinema e pelo desenho. É pesquisador do Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem (LA'GRIMA) e do Grupo de Estudos Visuais e Urbanos da Unifesp (Visurb).

Publicado

2018-07-23

Edição

Seção

T.E.R - Traduções, Entrevistas e Resenhas

Como Citar

“Fotografia E Império: Paisagens Para Um Brasil Moderno”. 2018. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 3 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2018.142622.