Atlas: Matrix. Diário de uma prática colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2019.152838

Palavras-chave:

Colaboração, Arte, Antropologia, Lisboa, Colonialismo

Resumo

Este é um artigo experimental que oferece uma descrição possível da instalação site-specific ATLAS: MATRIX, apresentada no Jardim Tropical de Belém, em Lisboa, Portugal. O texto é a narrativa de uma colaboração frutífera, em que o ato de colaborar – intencional, mas não totalmente planeado – culminou numa instalação/dispositivo comunicativo aberta à colaboração dos presentes, permitindo atuar com e através dos elementos. A instalação motivou, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre a própria tentativa
de colaboração que se foi estabelecendo. O artigo compõe-se de uma história introdutória, na forma de diário, que oferece depois um guia de instruções “faça você mesmo” (DIY), uma fórmula replicável para co-laborar – do latim cum (“com’, “juntos”) + laborare (trabalhar) em cenários transdisciplinares.

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Biografia do Autor

  • Heléna Elias, Universidade de Lisboa. Faculdade de Belas Artes

    Helena Elias ´é Professora Auxiliar na ULHT. Coordenou o projecto Arte Pública nas relações culturais luso-brasileiras do Estado Novo até à democracia. Em 2007, obteve o doutoramento em Arte Pública, na Universidade de Barcelona, com o trabalho de investigação Arte Pública na Administração local e Central do Estado Novo em Lisboa (CML e MOP). Por este trabalho recebeu, em 2009, o prémio Ignacio de Lecea, atribuído pela Generalitat da Catalunia e Faculade de Belas Artes da Universidade de Barcelona. Enquanto artista, investigadora e professora, articula o ensino com a sua prática artística e de investigação, publicando diversos artigos e workshops, em actas de conferências, revistas científicas e capítulos de livros. Como investigadora no VICARTE-FBA UL, desenvolveu um projecto de pós-doutoramento em estudos artísticos – escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

  • Francesca De Luca, Universidade de Lisboa. Instituto de Ciências Sociais

    Francesca De Luca é doutoranda (ICS) e mestre (ISCTE) em antropologia social com especialização em antropologia médica e urbana. Tem estudado antropologia também na Università La Sapienza (Roma) e na McGill University (Montreal). A sua pesquisa de doutoramento baseia-se no desenvolvimento histórico da maternidade em Portugal a partir de uma análise dos discursos sócio-políticos e das práticas obstétricas sobre a dor. Colabora com o Colleex, network de etnografias experimentais da Associação Europeia de Antropologia Social (EASA), pela qual tem organizado no Jardim Botânico Tropical de Belém o primeiro encontro internacional (julho 2017). Tem-se especializado em trabalhos transdisciplinares que cruzam antropologia, história e práticas artísticas, organizando festivais artísticos baseados na pesquisa etnográfica (Festival Paratissima Lisboa 2016, Festival Rifrazioni Italia 2007-2010) e desde 2017 colabora com a artista e investigadora Heléna Elias num projeto participativo de arte e antropologia sobre a matriz colonial de Belém. E´ membro do Coletivo EBANO (Ethnographic-based Art Nomadic Organization).

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Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Dossiê Artes e antropologias

Dados de financiamento

Como Citar

“Atlas: Matrix. Diário De Uma prática Colaborativa”. 2019. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 4 (1): 73-93. https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2019.152838.