Sobre a Revista

Foco e Escopo

Em versão eletrônica, a Revista de Graduação USP (Grad+) é uma publicação que passou a ser semestral em 2023, mantida pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo. O periódico, que aceita artigos inéditos, constitui-se como um espaço privilegiado de reflexão e compartilhamento de pesquisas, experiências pedagógicas e práticas de ensino que trataem sobre a prática pedagógica e temas afins no âmbito do ensino superior, voltando-se aos cursos de graduação. 

A Revista de Graduação USP tem como público alvo professores do ensino superior, pós-graduandos, professores da educação básica e profissionais da gestão educacional, bem como pesquisadores envolvidos com o tema em questão.

Processo de Avaliação pelos Pares

De início, os artigos recebidos serão objeto de apreciação prévia pela equipe editorial da revista. Caso se revelem ajustados aos critérios editoriais abaixo enumerados, os textos serão encaminhados para a avaliação às cegas, na qual haverá a análise do material por dois avaliadores ad hoc para emissão de pareceres. As(os) autoras(es) receberão resposta quanto a sua aceitação ou não mediante processo avaliativo, conforme fluxograma ao fim da página. 

Mais especificamente, a avaliação orienta-se pelos seguintes critérios:

1. Aderência às diretrizes da revista, quais sejam:

  • Reflexões fundamentadas a respeito de experiências e práticas pedagógicas no âmbito da graduação no ensino superior, que tenham como foco os processos de ensinar e aprender em sala de aula e que revelem atenção às demandas atuais para a formação do estudante nas diversas áreas. São interessantes artigos que tratem de abordagens metodológicas, tais como as metodologias ativas de ensino; a apreciação crítica de propostas pedagógicas, atividades e projetos voltados ao ensino de graduação; a investigação, elaboração, desenvolvimento e avaliação de materiais didáticos e a sua relação com a aprendizagem; a formação de professores; a analise de trabalhos em grupo, visitas didáticas, trabalhos de campo e experimentais, entre outros, que promovam a relação teoria e prática; planejamento de aulas e análise de iniciativas que propiciem a aproximação do aluno ao campo socioprofissional; as propostas de reformulação curricular; a tutoria acadêmica; as práticas pedagógicas que evidenciem a relevância de aspectos socioeducativos, culturais e ambientais, entre outros. 
  • Trabalhos que corroborem a valorização e a atualidade das questões que envolvem o ensino de graduação.

2. Relevância e aplicabilidade dos resultados, isto é, além da contribuição teórica e/ou prática para uma área especifica ou em uma visão interdisciplinar, valorizam-se trabalhos que descrevam iniciativas capazes de serem desenvolvidas e recontextualidas por outros, leitores da revista.

3. Rigor conceitual e teórico-científico (pertinência metodológica, validade das análises e uso adequado de ideias e noções relativas à literatura da área em questão).

4. Originalidade, novidade e atualidade dos temas e objetos propostos.

5. Fluência textual, categoria em que se deve observar:

  • Adequação da macroestrutura do texto (coesão e coerência), o que pressupõe tanto a conexão e articulação entre as partes quanto à estruturação lógica do percurso argumentativo do texto;
  • Concordância, correção ortográfica e o uso correto da língua. São aceitos artigos em inglês, espanhol e português.

Periodicidade

Semestral (a partir de 2023).

Taxa de publicação

É uma revista que adota a política de acesso aberto, sem taxa de publicação.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público amplia a maior democratização do conhecimento.

Fluxograma do Processo Editorial