Um Sistema Curricular no Departamento de Artes Cênicas: Proposta Pedagógica Processual (ECA/USP)

Autores

  • José Batista Dal Farra Martins Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Artes Cênicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i2p75-80

Palavras-chave:

Artista Teatral, Pesquisador, Pedagogo

Resumo

Este artigo visa a apresentar as principais componentes de um Sistema Curricular, nova proposta pedagógica do Departamento de Artes Cênicas (CAC-ECA-USP), baseada na articulação dinâmica de quatro Modos de Operação, quais sejam: disciplinas, ateliês, laboratórios e estágios. A proposição postula a imbricação constante entre os cursos de licenciatura e bacharelado, inter-relação que aponta para o artista-pesquisador-pedagogo como horizonte, e permitirá a dupla diplomação do aluno, ao cabo de doze semestres. Em síntese, no diálogo com poéticas contemporâneas, e suas dimensões estéticas, éticas e políticas, a proposta do Sistema Curricular visa a contribuir para a formação, no âmbito do bacharelado, de artistas teatrais que atuem como pesquisadores e pedagogos, e, no âmbito da licenciatura, pedagogos que atuem como pesquisadores e artistas

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Publicado

2016-11-21

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

MARTINS, José Batista Dal Farra. Um Sistema Curricular no Departamento de Artes Cênicas: Proposta Pedagógica Processual (ECA/USP). Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 2, p. 75–80, 2016. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v1i2p75-80. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123122.. Acesso em: 24 abr. 2024.