Cidade, Educação e Políticas Públicas: Qual o Espaço da Educação Não Formal e Informal nas Políticas Educacionais?

Autores

  • Reinaldo Pacheco Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i2p95-99

Palavras-chave:

Ensino Superior, Educação Não Formal, Políticas Educacionais

Resumo

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) caracteriza-se pela oferta de dez cursos diferentes que contam com um ano inicial, com o objetivo da formação humana abrangente, que denominamos de Ciclo Básico (CB). Dentro do CB, algumas disciplinas buscam cumprir esse papel de educação ampliada e compreensão da sociedade contemporânea, dentre elas a disciplina denominada Estudos Diversificados (ED). Nessa disciplina, os docentes são estimulados a oferecer aos estudantes cursos com temáticas abrangentes que permitam a reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea. A presente comunicação busca mostrar a experiência de oferta de uma dessas disciplinas de ED, denominada Cidade, Educação e Políticas Públicas, cujo principal questionamento é a compreensão reducionista que as políticas educacionais apresentam acerca do conceito de educação, desconsiderando a potencialidade cidadã das práticas formais e informais. Elegeram-se como objetivos específicos desse ED: a) proporcionar aos estudantes uma visão ampliada do processo educacional formal, não formal e informal e da convergência desse processo com a problemática do uso dos espaços públicos urbanos; b) permitir aos estudantes a observação e o registro, por meio de fotos e vídeos, com produção de documentários audiovisuais, das oportunidades de educação que ocorrem na experiência urbana metropolitana

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Publicado

2016-11-21

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

PACHECO, Reinaldo. Cidade, Educação e Políticas Públicas: Qual o Espaço da Educação Não Formal e Informal nas Políticas Educacionais?. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 2, p. 95–99, 2016. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v1i2p95-99. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123126.. Acesso em: 23 abr. 2024.