O Papel do Docente na Articulação entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Aprendizagem do Aluno

Autores

  • Priscila Araújo Evangelista Universidade Federal de São Paulo
  • Luiz Leite de Menezes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p75-80

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem e Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Resumo

Considerando a crescente utilização e os avanços no campo da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no nosso cotidiano, este trabalho tem como objetivo identificar como o docente pode valer-se das teorias de aprendizagem e das TIC para o melhor rendimento de seus alunos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e com caráter de revisão bibliográfica de literatura, exclusivamente de artigos publicados de 2000 até 2014, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Foram encontrados sete artigos na base de dados Scientific Electronic Library On-line (SciELO) e, dentre esses, selecionados cinco para compor a análise. A conclusão dessa revisão é que a inserção de novas metodologias, que utilizem as TICs, é possível e extremamente positiva para o aluno em seu processo de aprendizagem; no entanto, esse será um grande desafio ao docente, uma vez que o modelo vivenciado ainda tem muito da escola tradicional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EVANGELISTA, Priscila Araújo; MENEZES, Luiz Leite de. O Papel do Docente na Articulação entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Aprendizagem do Aluno. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 75–80, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p75-80. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123747.. Acesso em: 27 abr. 2024.