A Literatura na Intervenção Psicopedagógica

Autores

  • Patrícia dos Santos Pessoa Centro Universitário Unifieo. Programa de Psicologia Educacional
  • Márcia Siqueira de Andrade Centro Universitário Unifieo. Programa de Psicologia Educacional
  • Leda Maria Codeço Barone Centro Universitário Unifieo. Programa de Psicologia Educacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p193-196

Palavras-chave:

Literatura. Leitura. Aprendizagem. Psicopedagogia

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar atendimento psicopedagógico de criança com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita ressaltando a utilização da literatura infantil como possibilidade terapêutica. Trata-se de um estudo de caso que utiliza o método clínico-qualitativo. Descreve-se o atendimento psicopedagógico clínico que teve como instrumento principal a leitura de textos de literatura infantil, a partir da qual se abriram espaços para diferentes formas de atuação terapêutica: diálogos, desenhos, narrativas, entre outras. Os resultados demonstram que a literatura possibilitou situações para o implemento de práticas significativas da escrita e de ressignificação de histórias de sofrimento com essa modalidade de linguagem.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

PESSOA, Patrícia dos Santos; ANDRADE, Márcia Siqueira de; BARONE, Leda Maria Codeço. A Literatura na Intervenção Psicopedagógica. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 193–196, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p193-196. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123752.. Acesso em: 25 abr. 2024.