O Laboratório de Ensino de Matemática on Line

Autores

  • Edna Maura Zuffi Universidade de São Paulo. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p111-115

Palavras-chave:

Matemática, Cognição Corporificada, Objetos Manipuláveis.

Resumo

Este relato traz uma experiência de construção do website do Laboratório de Ensino de Matemática, do ICMCUSP, e suas finalidades para com a formação inicial e continuada de professores dessa disciplina. Tem também o objetivo de divulgar esse laboratório entre as comunidades interna e externa à USP, dando ênfase a processos de ensino e aprendizagem através de objetos manipuláveis, baseado nas teorias de cognição corporificada (embodied cognition). A importância do uso de objetos manipuláveis para o ensino de Matemática funda-se nas ideias de diversos pesquisadores ligados a esse referencial em Educação Matemática. Nessa perspectiva, fazer, tocar, movimentar e ver são ações essenciais para o desenvolvimento do pensamento matemático, desde as fases iniciais, até o aprendizado de conceitos e processos mais avançados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

ZUFFI, Edna Maura. O Laboratório de Ensino de Matemática on Line. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 111–115, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p111-115. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123820.. Acesso em: 18 abr. 2024.