Construção ativa do conhecimento: experiência em um Centro Universitário de São Paulo, SP.

Autores

  • Maria Eliza Gonzalez Manso Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Centro Universitário São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p151-157

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa. Ensino Médico. Currículo Profissional

Resumo

Formar profissionais médicos com perfil mais humanístico, crítico, que se responsabilize pelo sujeito que o procura em um momento de sofrimento, que se volte para as necessidades de saúde deste sujeito e que esteja comprometido com a população para a qual trabalha é o desafio atual dos cursos de medicina. Novas diretrizes curriculares vêm sendo colocadas às graduações nesta área, as quais destacam a importância da construção ativa do conhecimento e a incorporação de tecnologias ativas de aprendizagem. Este relato refere-se a uma experiência que se considera exitosa na construção ativa do conhecimento discente dentro de conteúdos curriculares nem sempre valorizados pelos ingressantes como necessários para sua formação técnico-instrumental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Eliza Gonzalez Manso, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Centro Universitário São Camilo
    Doutora em Ciências Sociais PUCSP, Pós-graduada em Docência em Saúde UFRGS, Médica. Docente de Gerontologia da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Cogeae-PUC-SP, e de Medicina do Centro Universitário São Camilo, SP

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

MANSO, Maria Eliza Gonzalez. Construção ativa do conhecimento: experiência em um Centro Universitário de São Paulo, SP. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 151–157, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p151-157. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123821.. Acesso em: 26 abr. 2024.