Radiologia Básica (Odontologia), Vinte Anos de Experiência no Ensino Baseado em Problemas Modificado (EPBM)

Autores

  • Plauto Christopher Aranha Watanabe Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
  • Luiz Carlos Pardini Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p63-74

Palavras-chave:

Educação, Ensino, PBL, Odontologia, Radiologia Básica.

Resumo

O Ensino Baseado em Problemas Modificado (PBLM) pode ser uma abordagem inovadora para o ensino das habilidades em Odontologia. O aluno, nas atividades teóricas e práticas (laboratório), deverá resolver problemas sobre os conteúdos da disciplina de radiologia básica, orientado por roteiros de estudo dirigido, que incluem vários exercícios com questões problema, de iniciativa individual e finalização em grupo. A característica especial é a plena integração das atividades teóricas e práticas de maneira indissociável, com base em exercícios e experimentos (iniciação científica) realizados pelos alunos, sendo o professor o incentivador, o tutor. Assim, nosso objetivo com este artigo é trazer à comunidade uspiana essa experiência de vinte anos no ensino da Radiologia Básica, tendo como metodologia de ensino o EPBM.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

WATANABE, Plauto Christopher Aranha; PARDINI, Luiz Carlos. Radiologia Básica (Odontologia), Vinte Anos de Experiência no Ensino Baseado em Problemas Modificado (EPBM). Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 63–74, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p63-74. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123830.. Acesso em: 26 abr. 2024.