Animação e rock'n'roll usados para facilitar ensino de astronomia e química

Autores

  • Jane Cristina Gregorio Hetem Universidade de São Paulo. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p75-81

Palavras-chave:

Difusão Científica, Materiais didáticos, animação, Ensino de Astronomia, estrutura e evolução estelar, Ensino de Química, átomos e moléculas

Resumo

Por sua característica multidisciplinar, a astronomia tem sido amplamente utilizada na aplicação da pesquisa científica no ensino de ciências naturais. As chamadas por projetos de ensino e divulgação científica, visando a produção de materiais didáticos, configuram-se em excelentes oportunidade de aliar o fascínio da população pelos astros e a informação que estes podem trazer sobre conceitos básicos das ciências fundamentais. No presente trabalho descrevemos a experiência em criar materiais didáticos em linguagem atrativa aos jovens (livros de história em quadrinhos; filmes de animação) com o objetivo de ampliar a cultura cientifica entre o público em geral. Para os estudantes da graduação, nossos projetos fazem parte das açoes afirmativas que buscam diminuir a evasão e estimular a conclusão no tempo ideal. Esse artigo é dedicado à descrição da metodologia adotada e apresentação de alguns exemplos dos resultados alcançados, nesse tipo de atuação “antes” e “depois” do ingresso do estudante na graduação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-04-05

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

Animação e rock’n’roll usados para facilitar ensino de astronomia e química. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 75–81, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i1p75-81. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123917.. Acesso em: 28 mar. 2024.