Processo Coletivo de reformulação curricular do BCC-IME-USP

Autores

  • Daniel Macêdo Batista Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística.
  • Giuliano Salcas Olguin Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
  • Jackson José de Souza Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística. Departamento de Ciência da Computação
  • José Coelho de Pina Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística. Departamento de Ciência da Computação
  • Pedro Paulo Vezzá Campos Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística. Departamento de Ciência da Computação
  • William Alexandre Miura Gnann Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística. Departamento de Ciência da Computação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p127-136

Palavras-chave:

Computer Science, Curriculum Reform, Alumni

Resumo

A última reformulação na grade do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) do IME-USP deu-se em 1998. Há cinco anos um grupo de alunos, ex-alunos e professores do BCC iniciou um estudo com o objetivo de propor atualizações para a grade curricular do curso. Entre as principais mudanças propostas por este grupo estão a criação de trilhas e o aumento de número de disciplinas optativas eletivas, permitindo, inclusive, que os alunos cursem mais disciplinas de outras áreas e mesmo de outras universidades. Neste texto apresentamos o processo de mudança da grade, a nova grade curricular, bem como as diferenças entre as grades curriculares antiga, anterior e nova. A grade curricular entrou em vigor no ano de 2016. É importante observar que o processo contou fortemente com a participação de alunos e ex-alunos. Um efeito colateral positivo dessa participação é o aumento do envolvimento dos alunos do curso, que pode ser observado pela criação de diversos grupos de atividades extracurriculares por ações espontâneas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-04-05

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

Processo Coletivo de reformulação curricular do BCC-IME-USP. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 127–136, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i1p127-136. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123939.. Acesso em: 28 mar. 2024.