Atualização das disciplinas de comunicação gráfica para engenharia seguindo a abordagem Project Based Learning (PBL)

Autores

  • Sérgio Leal Ferreira Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Eduardo Toledo Santos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Cheng Liang Yee Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Brenda Chaves Coelho Leite Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Elsa Vásquez Alvarez Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Fabiano Rogério Corrêa Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Fernando Akira Kurokawa Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • João Roberto Diego Petreche Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Luiz Reynaldo de Azevedo Cardoso Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p83-90

Palavras-chave:

Aprendizado Baseado em Projetos, Classe de Aula Invertida, Experiência Didática, Comunicação Gráfica.

Resumo

As disciplinas de Comunicação Gráfica para Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo têm sofrido constantes reformulações ao longo dos anos. Adotar a abordagem do Aprendizado Baseado em Projetos (Project-based Learning – PBL) pareceu adequar-se perfeitamente às necessidades e aos objetivos de tais disciplinas e tornou-se uma meta dos últimos oferecimentos destas. Uma das principais metas foi proporcionar um maior contato, e consequente motivação, dos alunos do primeiro ano com assuntos mais relacionados à engenharia, como o projeto e a fabricação de um objeto que cumpre uma tarefa. Tais alunos ingressaram em um ambiente novo, e a maioria das disciplinas dos primeiros anos não contempla conteúdos mais diretamente ligados à engenharia. O presente relato apresenta os dados e as circunstâncias mais representativas dessa experiência e pretende ser um estímulo e uma ajuda a outras disciplinas que pretendam caminhar por trilhas semelhantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

Atualização das disciplinas de comunicação gráfica para engenharia seguindo a abordagem Project Based Learning (PBL). Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 83–90, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p83-90. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123954.. Acesso em: 28 mar. 2024.