Uso dos Mapas Conceituais na dinâmica da sala de aula: relato de experiência na disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania (EACH-USP)

Autores

  • Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente. Programa de Pós graduação em Ciência Ambiental Universidade de São Paulo. Escola de Artes Ciências e Humanidades. Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade
  • Denise Scótolo Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Isadora Aguirra Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente. Programa de Pós graduação em Ciência Ambiental
  • Gabriel Trettel Silva Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente. Programa de Pós graduação em Ciência Ambiental
  • Bruno Avellar Alves de Lima Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente. Programa de Pós graduação em Ciência Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p187-192

Palavras-chave:

Mapas Conceituais, Ensino-Aprendizagem, Aprendizado Ativo.

Resumo

Este relato versa sobre a experiência da utilização dos mapas conceituais como ferramenta de participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem durante a disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania no ciclo básico da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. O campo de conhecimento articulado nessa disciplina exige métodos de ensino-aprendizagem que incentivem a aquisição e a articulação de conhecimentos de forma interdisciplinar e complexa, o que foi propiciado pelo uso dos mapas conceituais. As atividades com os mapas foram realizadas ao longo da disciplina em três etapas: anteriormente à aula, construíam-se mapas conceituais individualmente, com base nos conceitos da leitura indicada, e coletivamente pelo grupo responsável pela elaboração do seminário temático; durante a aula, a partir das provocações despertadas pelo seminário, os alunos eram convidados a discutir e reelaborar seus mapas em grupos; após a aula, os mapas coletivos eram alocados no ambiente virtual de apoio à graduação (e-disciplina), permitindo o registro e o compartilhamento do conhecimento gerado. O uso dos mapas conceituais resultou em protagonismo dos alunos na construção ativa do conhecimento, em compreensão aprofundada e sistêmica da bibliografia, em maior interesse e engajamento com os conteúdos estudados e em boa avaliação da técnica de ensino-aprendizagem utilizada por parte dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

DIAS, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves; SCÓTOLO, Denise; AGUIRRA, Isadora; SILVA, Gabriel Trettel; LIMA, Bruno Avellar Alves de. Uso dos Mapas Conceituais na dinâmica da sala de aula: relato de experiência na disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania (EACH-USP). Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 187–192, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p187-192. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/124017.. Acesso em: 24 abr. 2024.