Eixo de anatomia radiológica do curso de medicina da escola bahiana de medicina e saúde pública – um relato de experiência

Autores

  • Rinaldo Antunes Barros Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Carolina Freitas Lins Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Marta Silva Menezes Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Beatriz Teixeira Costa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Guilherme de Oliveira Dahia Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Fernando Azevedo Medrado Junior Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p83-89

Palavras-chave:

Educação Médica, Anatomia Radiológica, Currículo Médico

Resumo

O avanço das técnicas de exames de imagem levou o diagnóstico clínico a um novo patamar na Medicina moderna, tornando-as indispensáveis para todos os médicos. A fim de que estejam aptos a avaliar adequadamente as imagens adquiridas, além de serem necessários conhecimentos em radiologia, é fundamental que os acadêmicos de Medicina se habituem com a anatomia normal vista através dos exames de imagem. Assim, é necessário que a matriz curricular contemple adequadamente essa necessidade através de estratégias pedagógicas eficazes. Tendo em vista tal diretriz, o ensino da Anatomia Radiológica na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) é integrado à abordagem da Anatomia Topográfica no componente curricular Introdução à Técnica Operatória (quatro horas de carga horária semanal). Duas horas semanais são reservadas à Anatomia Radiológica e são divididas em uma hora de discussão clínico-radiológica com docente e uma hora de atividade prática com monitores. As outras duas horas são destinadas ao outro eixo, Anatomia Topográfica. Semanalmente, uma região topográfica é abordada. No eixo Anatomia Topográfica, a região é descrita; na discussão clínico-radiológica, um caso clínico é conduzido, abordando o papel dos exames de imagem na investigação diagnóstica, e a atividade prática com os monitores é dividida em três estações (salas) que abordam a identificação de estruturas em três exames de imagem diferentes. Observa-se assim que a implementação do eixo Anatomia Radiológica na EBMSP é uma ação que visa à adequação da matriz curricular às demandas profissionais ao potencializar a formação acadêmica e o aprendizado do aluno desde os primeiros anos da graduação, no que diz respeito à habilidade de interpretação de exames de imagem

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Biografia do Autor

  • Rinaldo Antunes Barros, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Docente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Carolina Freitas Lins, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Docente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Marta Silva Menezes, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Docente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Beatriz Teixeira Costa, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Discente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Guilherme de Oliveira Dahia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Discente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Fernando Azevedo Medrado Junior, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Discente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

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Publicado

2017-04-05

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

BARROS, Rinaldo Antunes; LINS, Carolina Freitas; MENEZES, Marta Silva; COSTA, Beatriz Teixeira; DAHIA, Guilherme de Oliveira; MEDRADO JUNIOR, Fernando Azevedo. Eixo de anatomia radiológica do curso de medicina da escola bahiana de medicina e saúde pública – um relato de experiência. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 1, p. 83–89, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i1p83-89. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/124024.. Acesso em: 24 abr. 2024.