O uso do role-play no ensino de negociações internacionais

  • Janina Onuki Universidade de São Paulo. Instituto de Relações Internacionais e Centro de Estudos das Negociações Internacionais
  • Amâncio Jorge de Oliveira Universidade de São Paulo. Instituto de Relações Internacionais e Centro de Estudos das Negociações Internacionais
Palavras-chave: Negociações Internacionais, Simulações e Role-Play, Teoria dos Jogos

Resumo

Poucos são os trabalhos dedicados a promover um balanço sobre os principais ganhos do uso de simulações, em termos pedagógicos, no ensino de Relações e Negociações Internacionais. Prevalecem amplamente, dentre os trabalhos disponíveis, relatos qualitativos sobre procedimentos e aplicações das simulações e/ou teste de hipóteses correntes na literatura. A avaliação comparada da experiência de simulações, tomando por base um grande número de aplicações, não é comum entre os estudos do gênero. Este artigo tem por objetivo preencher esta lacuna tomando por base a experiência de ensino nesta área, apoiada pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, com o Programa Pró-Ensino.
Publicado
2017-04-05
Como Citar
Onuki, J., & Oliveira, A. (2017). O uso do role-play no ensino de negociações internacionais. Revista De Graduação USP, 2(1), 45-51. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p45-51
Seção
Artigos