AVA Nexus e a Produção Discente em Rede na Graduação da ECA-USP: Da Informação ao Conhecimento

Autores

  • Brasilina Passarelli Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Fabiana Grieco Cabral de Mello Vetritti Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p31-39

Palavras-chave:

Nexus, Repositório de Objetos de Aprendizagem, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Produção Discente em Rede, MIL – Literacias de Mídia e Informação.

Resumo

A concepção e a implantação do AVA Nexus – da Informação ao Conhecimento (http://nexus.futuro.usp.br) no âmbito das disciplinas Recursos Informacionais I e II, para os alunos de quarto e quinto períodos do curso de Graduação em Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), nos anos 2000, constituíram um projeto de vanguarda, estimulando o hibridismo de cursos presenciais ancorados em um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, e funcionando como plataforma de publicação de atividades individuais e coletivas dos alunos e também como LOR (learning objects repository), repositório de objetos de aprendizagem. Este artigo visa a caracterizar o AVA, bem como a apresentar indicadores da produção discente individual e coletiva ao longo de mais de treze anos (2002-2015). Com o presente trabalho espera-se contribuir para o debate acerca da importância dos repositórios de objetos de aprendizagem e dos AVAs na construção de um novo conjunto de MIL – Literacias de Mídia e Informação entre os estudantes de graduação da ECA-USP e, por extensão, das instituições de ensino superior (IES) que se utilizam da metodologia de blended learning em cursos presenciais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DE KERCKHOVE, D. A Pele da Cultura: uma Investigação sobre a Nova Realidade Eletrônica. Lisboa: Relógio D’Água, 1997.

FLORIDI, L. The Onlife Manifesto: Being Human in a Hyperconnected Era. London: Springer, 2013.

GARDNER, H. Multiple Intelligences: the Theory in Practice. New York: Basic Books, 1993.

HEWITT, J. & SCARDAMAGLIA, M. “Design Principles for the Support of Distributed Processes”. Symposium on Distributed Cognition: Theoretical and Practical Contributions. New York: Annual Meeting of the American Educational Research Association, 1996.

KOZINETS, R. V. “The Field Behind the Screen: Using Netnography for Marketing Research in Online Communities”. Journal of Marketing Research, vol. 39, pp. 61- 72, Feb. 2002. Disponível em: http://www.nyu.edu/classes/bkg/methods/netnography.pdf. Acessado em 1o fev. 2016.

LATOUR, B. Reassembling the Social: an Introduction to Actor--Network-Theory. New York: Oxford University Press, 2005.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

PASSARELLI, B. “Mediação da Informação no Hibridismo Contemporâneo: um Breve Estado da Arte”. Ciência da Informação. Brasília, DF, vol. 43, n. 2, pp. 231-240, maio/ago. 2014. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1406. Acessado em 26 mar. 2016.

______. “Virtual Learning Environments Incorporated into In-Person Learning in the Graduation Programs of Library Science and Documentation at ECA/USP: the Experience of Nexus Portal: from Information to Knowledge”. In: LARA, Marilda Lopes Ginez

de; FUJINO, Asa & NORONHA, Daisy Pires. (orgs.). Information and Contemporaneity: Perspectives. Recife: Néctar, 2010, vol. 1, pp. 281-294.

______. “Web Knowledge Production and Publication in Information Science Teaching: a Case Study on Portal Nexus – from Information to Knowledge”. Second International Symposium on Knowledge Communication and Peer Reviewing: KCPR 2007, 2007, Orlando, Florida.

Proceedings – The Second International Symposium on Knowledge Communication and Peer Reviewing: KCPR 2007. Orlando, FL.: International Institute of Informatics and Systemics – IIIS, 2007, vol. 3, pp. 225-229.

______ & SILVEIRA, A. “O Portal Nexus – da Informação ao Conhecimento e o Marketing da Informação na Comunidade de Alunos da Graduação no CBD/ECA/USP”. Prisma.com, vol. 7, n. 13, pp. 44-59, 2008.

UNESCO. Media and Information Literacy. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/en/communication--and-information/media-development/media-literacy/mil-as-composite-concept/>. Acessado em 1º fev. 2016.

______. News and In Focus Articles. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/resources/news-and-in-focus-articles/all-news/news/unesco_partners_with_european_commission_to_launch_european_media_and_information_literacy_forum/#.

VwEhcPkrLIU>. Acessado em 28 jan. 2016.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PASSARELLI, Brasilina; VETRITTI, Fabiana Grieco Cabral de Mello. AVA Nexus e a Produção Discente em Rede na Graduação da ECA-USP: Da Informação ao Conhecimento. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 2, p. 31–39, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p31-39. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/124086.. Acesso em: 18 abr. 2024.