Promoção da Autonomia do Estudante: Experiência Vivenciada na Disciplina Estratégias e Instrumentos Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia (IB-USP)

Autores

  • Suzana Ursi Departamentos de Botânica, Zoologia e Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Alessandra Fernandes Bizerra Departamentos de Botânica, Zoologia e Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
  • Maria Aparecida Visconti Departamentos de Botânica, Zoologia e Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p75-81

Palavras-chave:

Autonomia, Estratégias Didáticas, Formação de Professores de Ciências, Ensino de Ciências.

Resumo

O presente relato tem como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas na disciplina Estratégias e Instrumentos Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia (IB-USP), visando a promover maior interlocução sobre as práticas docentes no Ensino Superior, principalmente aquelas que almejam a autonomia do estudante de graduação. Foram adotadas estratégias buscando maior independência dos estudantes, culminando com uma proposta de cronograma aberto, na qual puderam escolher temáticas para desenvolver um projeto de elaboração-aplicação-avaliação de estratégias didáticas para o ensino de ciências, bem como opinar sobre os conteúdos a serem abordados na disciplina. Outro ponto de destaque refere-se às parcerias firmadas com diferentes espaços de Educação (formal e não formal), objetivando fortalecer o vínculo entre ensino e extensão na graduação. As ideias e ações adotadas na disciplina têm promovido maior autonomia dos estudantes, gerando motivação e entusiasmo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

URSI, Suzana; BIZERRA, Alessandra Fernandes; VISCONTI, Maria Aparecida. Promoção da Autonomia do Estudante: Experiência Vivenciada na Disciplina Estratégias e Instrumentos Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia (IB-USP). Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 2, p. 75–81, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p75-81. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/124215.. Acesso em: 19 abr. 2024.