Mapas Conceituais para Avaliação do Ensino- Aprendizagem em uma Disciplina de Engenharia de Transportes

Autores

  • Carlos Alberto Prado da Silva Júnior Universidade Estadual de Londrina
  • Heliana Barbosa Fontenele Universidade Estadual de Londrina
  • Antônio Nélson Rodrigues da Silva Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p23-30

Palavras-chave:

Mapas Conceituais, Avaliação, Ensino-Aprendizagem, Engenharia de Transportes.

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi realizar uma análise comparativa dos resultados obtidos a partir do uso de duas técnicas diferentes para a avaliação do processo de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em Planejamento e Análise de Sistemas de Transportes. A primeira é uma abordagem tradicional, que se baseia essencialmente em provas e testes, enquanto a segunda se vale de mapas conceituais. Os mapas conceituais construídos por cada aluno durante o curso foram cuidadosamente analisados e receberam notas objetivas. A nota final atribuída aos mapas foi então comparada com a média das notas atribuídas aos exames e questionários de cada aluno. Os resultados da comparação sugerem que os mapas conceituais podem auxiliar e aperfeiçoar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, os mapas tornaram a avaliação mais abrangente em relação à evolução cognitiva, ao domínio conceitual e de relações conceituais para o caso específico deste estudo. O estudo conclui que os mapas conceituais constituem uma alternativa potencialmente útil para complementar outras estratégias de avaliação do ensino-aprendizagem.

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Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Prado da; FONTENELE, Heliana Barbosa; SILVA, Antônio Nélson Rodrigues da. Mapas Conceituais para Avaliação do Ensino- Aprendizagem em uma Disciplina de Engenharia de Transportes. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 2, p. 23–30, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p23-30. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/124226.. Acesso em: 24 abr. 2024.