A prática educativa docente sobre o Projeto Político Pedagógico: um relato de experiência junto à pós-graduação em enfermagem

Autores

  • Anna Maria Meyer Maciel Rodríguez Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Larissa Karoline Dias da Silva Cassemiro
  • Letícia Lopes Dorneles Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Mariana Vitor Peppe
  • Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Cinira Magali Fortuna Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria José Clapis Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p179-182

Palavras-chave:

Aprendizagem, Metodologias Ativas, Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação Superior, Ensino.

Resumo

O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de pós-graduandas na elaboração e aplicação de uma prática educativa sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), adequado ao ensino de graduação, utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A atividade foi apresentada para pós-graduandos no contexto de uma disciplina de pós-graduação, sob orientação das docentes responsáveis. A aula ocorreu em 2015, teve a duração de três horas, contou com a participação de 35 pós-graduandos e teve como proposta desenvolver nos alunos condições de conceituar o PPP; entender sua importância, seus princípios e estrutura; compreender os processos que envolvem a sua elaboração e desenvolver pensamentos críticos e reflexivos sobre os desafios de sua implementação nas instituições de ensino. A aula foi desenvolvida em três etapas. Na primeira, disponibilizou-se aos alunos um texto com uma situação-problema fictícia que tratava da elaboração de um PPP para resolver dificuldades de uma instituição de ensino. Na segunda, adaptou-se a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ao objetivo proposto, buscando os conhecimentos prévios dos alunos acerca do PPP. E na terceira, utilizaramse tarjas de cartolina que continham as etapas de construção de um PPP, para que os alunos as discutissem e as dispusessem em sequência correta. A atividade foi avaliada como satisfatória. Para as pós-graduandas, a experiência de planejar e aplicar metodologias ativas no contexto de ensino-aprendizagem possibilitou: compreender a relevância de um PPP, construir coletivamente sua concepção e desenvolver a formação docente.

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Biografia do Autor

  • Anna Maria Meyer Maciel Rodríguez, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
    Enferneira, mestre e bolsista de doutorado junto a Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública da EERP-USP
  • Larissa Karoline Dias da Silva Cassemiro
    Enfermeira, mestre em Ciências pela EERP-USP
  • Letícia Lopes Dorneles, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
    Enfermeira, mestre em Ciências pela EERP-USP, professora contratada 2 do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da EERP-USP
  • Mariana Vitor Peppe
    Enfermeira, mestre em Ciências pela EERP-USP
  • Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
    Pedagoga, professora associada 1 do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP-USP
  • Cinira Magali Fortuna, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
    Enfermeira, professora associada 1 do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da EERP-USP

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

RODRÍGUEZ, Anna Maria Meyer Maciel; CASSEMIRO, Larissa Karoline Dias da Silva; DORNELES, Letícia Lopes; PEPPE, Mariana Vitor; GONÇALVES, Marlene Fagundes Carvalho; FORTUNA, Cinira Magali; CLAPIS, Maria José. A prática educativa docente sobre o Projeto Político Pedagógico: um relato de experiência junto à pós-graduação em enfermagem. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 179–182, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p179-182. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/124399.. Acesso em: 23 abr. 2024.