Métodos de ensino na graduação de enfermagem sobre uso prejudicial de álcool: implicações na prática profissional

Autores

  • Marjorie Ester Dias Maciel USP
  • Divane de Vargas Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p123-127

Palavras-chave:

Ensino, Enfermagem, Educação em Enfermagem.

Resumo

O presente relato procura refletir a respeito de como vem sendo desenvolvida a metodologia de ensino nos cursos de graduação em Enfermagem sobre o tema do uso prejudicial de álcool. Verifica-se que o ensino dessa temática está atrelado às tradicionais disciplinas relacionadas à saúde mental e à enfermagem psiquiátrica, nas quais ainda prevalece o enfoque psiquiátrico, tendo poucas horas dessas disciplinas dedicadas para o ensino desse assunto, o que é insuficiente para instrumentalizar futuros enfermeiros aptos para atuarem frente a essa questão. Assim, sugerem-se mudanças no modo de ensino e reformulação da grade curricular de enfermagem para que esse tema seja melhor contemplado na graduação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marjorie Ester Dias Maciel, USP
    Doutora em Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem de São Paulo – EEUSP. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Enfermagem em Adições – Álcool e Outras Drogas – NEPEAA/EEUSP
  • Divane de Vargas, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica
    Professor Associado do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de São Paulo (EE-USP). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Enfermagem em Adições – Álcool e Outras Drogas NEPEAA/EEUSP

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

MACIEL, Marjorie Ester Dias; VARGAS, Divane de. Métodos de ensino na graduação de enfermagem sobre uso prejudicial de álcool: implicações na prática profissional. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 123–127, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p123-127. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/124409.. Acesso em: 26 abr. 2024.