Aplicação do mapeamento socioambiental na formação inicial de professores – uma abordagem metodológica crítica e participativa

Autores

  • Denise de La Corte Bacci Universidade de São Paulo. Instituto de Geociências. Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental
  • Vânia Maria Nunes dos Santos Universidade de São Paulo. Instituto de Energia e Ambiente
  • Lucelene Martins Universidade de São Paulo. Instituto de Geociências. Departamento de Mineralogia e Geotectônica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p5-12

Palavras-chave:

Mapeamento socioambiental, Formação de professores, Metodologias participativas, Aprendizagem social

Resumo

O mapeamento socioambiental é um instrumento didático-pedagógico de diagnóstico, planejamento e ação que promove a participação dos diferentes atores sociais na busca pela melhoria da qualidade de vida e na promoção da aprendizagem social. Tendo como objetivo a construção do olhar socioambiental na escola, a metodologia foi utilizada em curso de formação inicial em Geociências e Educação Ambiental, do Instituto de Geociências da USP. Focando o desenvolvimento de atividades voltadas ao (re)conhecimento do lugar/ambiente e seus problemas para a formação crítica de professores com capacidade para transformar a realidade socioambiental. O uso do mapeamento socioambiental resultou em processo de aprendizagem participativo, dialógico e interdisciplinar, no qual os futuros professores se apropriaram da metodologia.

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Publicado

2017-04-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BACCI, Denise de La Corte; SANTOS, Vânia Maria Nunes dos; MARTINS, Lucelene. Aplicação do mapeamento socioambiental na formação inicial de professores – uma abordagem metodológica crítica e participativa. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 1, p. 5–12, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i1p5-12. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/124420.. Acesso em: 18 abr. 2024.