Abelhas Jataís e Educação Ambiental: Uma Experiência Interdisciplinar na Formação de Professores em Ciências Agrárias

Autores

  • Caio de Oliveira Loconte Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Júlia Barbosa de Paiva Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Vânia Galindo Massabni Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Departamento de Economia, Administração e Sociologia
  • Rosebelly Nunes Marques Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Departamento de Economia, Administração e Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p35-45

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Metodologia e Instrumentação no Ensino, Licenciatura em Ciências Agrárias.

Resumo

O ensino deve estimular a curiosidade, a exploração e o questionamento das crianças em relação ao mundo físico, social e à natureza. Esse estímulo pode decorrer de ações que desmistifiquem abelhas, valorizando experiências da criança com o inseto no ambiente, em uma perspectiva de educação ambiental. Nesse sentido, o presente estudo surgiu da interação de três disciplinas da Licenciatura em Ciências Agrárias da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, objetivando que os licenciandos idealizassem, elaborassem e desenvolvessem o estágio com o tema “abelhas nativas e polinização” na educação infantil. O trabalho envolveu a definição de uma metodologia de ensino, confecção de instrumento didático (caixa-ninho de abelhas), intervenções pedagógicas com atividades práticas, com ações junto aos pais e professores da escola. Destacam-se três aspectos nos quais este trabalho contribuiu: a) para a experiência dos licenciandos como docentes, ao projetar e conduzir a intervenção pedagógica incluindo um instrumento de ensino e sua confecção; b) para o diálogo entre as disciplinas da Licenciatura em uma proposta de estágio integrado, em que este atuou como articulador; c) para a reflexão sobre a aprendizagem das crianças quanto ao tema escolhido, as abelhas jataís e sua forma de vida, utilizando os desenhos delas. Os licenciandos constantemente se questionaram, discutiram e solicitaram orientações, de modo a relacionar teoria e prática e aprendizagens das disciplinas pedagógicas e específicas, como requer um processo complexo, mas que pode ser fascinante, de tornar-se professor.

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Biografia do Autor

  • Caio de Oliveira Loconte, Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
    Graduandos em Engenharia Florestal e Licenciatura em Ciências Agrárias na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo
  • Júlia Barbosa de Paiva, Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
    Graduandos em Engenharia Florestal e Licenciatura em Ciências Agrárias na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LOCONTE, Caio de Oliveira; PAIVA, Júlia Barbosa de; MASSABNI, Vânia Galindo; MARQUES, Rosebelly Nunes. Abelhas Jataís e Educação Ambiental: Uma Experiência Interdisciplinar na Formação de Professores em Ciências Agrárias. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 35–45, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p35-45. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/131588.. Acesso em: 23 abr. 2024.