A criação de animações de mecanismos de reações orgânicas como método de ensino

Autores

  • Lucas Sobral Marques da Conceição Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcia Vivancos Mendonça Escola Estadual Loureiro Jr.
  • Marcia Vivancos Mendonça Escola Estadual Loureiro Jr.
  • João Pedro Simon Farah Universidade de São Paulo. Instituto de Química
  • João Pedro Simon Farah Universidade de São Paulo. Instituto de Química

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p135-139

Palavras-chave:

visualização científica, animação, termodinâmica, cinética, densidade eletrônica

Resumo

Vizualização científica é uma técnica bem conhecida para ilustrar graficamente dados obtidos de trabalho cientíco. A criação de imagens maravilhosas e sua animação combinando ciência e artes visuais inspira atenção e curiosidade em assuntos de alta complexidade. Ao longo do tempo nós desenvolvemos um modelo para estudar mecanismos de reações químicas usando visualização científica para alunos de ensino médio. A demosnstração de um experimento em tempo real  in vitro é seguida por uma discussão de como, quando e porquê átomos são rearranjados em novas moléculas dos produtos. Coloca-se assim as questões científicas e a motivação para responde-las emerge da criação de uma animação 3D baseada nas variações das superficies de densidade eletrônica dos components do Sistema indo de reagents aos produtos. As questões são apresentadas no contexto de um problema científico e não para obter uma resposta para um mecanismo expecífico. Elas emergem da fusão dos mecanismos bem estudados na literatura com os trabalhos computacionais e observações feitas nos experimentos. A animação resultante é pura magia e assuntos como cinética e termodinâmica de reações químicas são colocados para estudo de maneira gradual e simples. Um semester normal de atividades pode produzir resultados satisfatórios independentemente do conhecimento prévio destes assuntos. Adicionalmente o modelo promove o contato com alguns dos fundamentos de química quântica e com algumas técnicas básicas de modelagem molecular. Um dos objetivos alcançado pelo método é a consolidaçao de um paladar científico, uma intuição e um apreço grande pelo bom senso muito útil à vida científica. Também podemos enumerar como resultados: 1) a importância do contato com o fenômeno real, não importando sua complexidade; 2) o uso da visualização de conceitos abstratos, é sempre melhor que só a matemática; 3) não há contra-indicações.

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Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

CONCEIÇÃO, Lucas Sobral Marques da; MENDONÇA, Marcia Vivancos; MENDONÇA, Marcia Vivancos; FARAH, João Pedro Simon; FARAH, João Pedro Simon. A criação de animações de mecanismos de reações orgânicas como método de ensino. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 135–139, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p135-139. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/141123.. Acesso em: 19 abr. 2024.