Conhecimentos de Acadêmicos de Educação Física sobre a Ginástica a partir da Percepção de Docentes do Ensino Superior

Autores

  • Michele Viviene Carbinatto Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Luiza Lana Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Regina Maria Rovigatti Simões Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Myrian Nunomura Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p55-61

Palavras-chave:

Ginástica, Ensino, Educação Superior, Instituições Acadêmicas.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar, no discurso de catorze docentes que atuam nos cursos de licenciatura em Educação Física em universidades paulistas, o conhecimento prévio de ginástica dos alunos ingressantes no ensino superior e quais características devem ser apresentadas nessa disciplina nos referidos cursos. Após a realização de entrevistas, os dados foram avaliados pela Análise de Conteúdo, e, por meio deles, identificamos que todos os docentes apontaram os conhecimentos prévios como insuficientes e advindos da mídia televisiva, de academias de ginástica e circo, bem como notaram preconceitos em relação à modalidade. Quanto aos fundamentos necessários, os docentes indicaram a importância do reconhecimento dos fundamentos gerais, como elementos corporais, história, arbitragem, e, em minoria, de aspectos pedagógicos e metodológicos; a desmistificação dos preconceitos pelos estudos científicos e, por fim, tendências gerais da modalidade. É preciso que os fundamentos essenciais da ginástica sejam oferecidos aos discentes, sem perder de vista que devemos formar profissionais educadores e pesquisadores para um contexto plural e complexo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARBINATTO, Michele Viviene; GONÇALVES, Luiza Lana; SIMÕES, Regina Maria Rovigatti; MOREIRA, Wagner Wey; NUNOMURA, Myrian. Conhecimentos de Acadêmicos de Educação Física sobre a Ginástica a partir da Percepção de Docentes do Ensino Superior. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 55–61, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p55-61. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/141954.. Acesso em: 19 abr. 2024.