O projeto político-pedagógico como parâmetro na avaliação dos cursos de graduação: a experiência do conhecer, avaliar, melhorar

Autores

  • Arlindo Ornelas Figueira Neto Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p93-102

Palavras-chave:

Avaliação do Ensino de Graduação, Avaliação de Projeto Político-Pedagógico, Metodologias de Avaliação Discente.

Resumo

Ao mesmo tempo que se reconhece a importância da avaliação discente dos cursos de Graduação, percebe-se a dificuldade em medir a eficácia de uma formação, pelas opiniões de quem ainda não tem uma visão completa de suas necessidades formativas. Essa dissonância foi o ponto de partida do projeto Conhecer, Avaliar, Melhorar, que focou a avaliação discente com base na divulgação e discussão do PPP da Habilitação em Publicidade e Propaganda da ECA. Numa primeira instância avaliou-se o próprio PPP e sua adequação às demandas contemporâneas e, num segundo patamar, foi avaliado o quanto o PPP estava sendo reproduzido nas salas de aula. Apesar das várias dificuldades enfrentadas, tanto por variáveis de livre escolha, como por fatores incontroláveis, foi possível concluir que a ideia é perfeitamente válida e adequada para promover a avaliação discente num nível mais objetivo e consciente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

FIGUEIRA NETO, Arlindo Ornelas. O projeto político-pedagógico como parâmetro na avaliação dos cursos de graduação: a experiência do conhecer, avaliar, melhorar. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 93–102, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p93-102. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/141957.. Acesso em: 24 abr. 2024.