Um exemplo do uso do cinema como ferramenta de observação teórica em hospitalidade: lilo & stitch (walt disney)

Autores

  • Sergio dos Santos Clemente Júnior Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i3p201-207

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino, Recurso/Ferramenta de aula, Cinema em Sala de Aula, Observação Teórica em Hospitalidade, Lilo & Stitch (Walt Disney).

Resumo

O relato apresenta os resultados obtidos pelo uso do cinema em sala de aula, cujo objetivo foi observar a teoria sobre os domínios da Hospitalidade (CAMARGO, 2004), que defende o estudo do tema por dezesseis ângulos diferentes: os tempos de recepcionar, hospedar, alimentar e entreter, e os espaços doméstico, público, comercial e virtual. Para a observação e a discussão dessa base teórica, o pesquisador apresentou o desenho Lilo & Stitch – obra cinematográfica dos estúdios Disney – a alunos do curso de graduação em Turismo da ECA-USP. A proposta foi que os alunos assistissem ao desenho na íntegra e então preenchessem o quadro proposto no estudo, identificando referências visuais no filme que pudessem explicar cada uma das interações tempo e espaço da Hospitalidade. O cinema, como ferramenta de observação empírica, tornou-se um facilitador da discussão, já que possibilitou à turma preencher os dezesseis quadrantes e permitiu explicar a teoria na prática com maior clareza de entendimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

CLEMENTE JÚNIOR, Sergio dos Santos. Um exemplo do uso do cinema como ferramenta de observação teórica em hospitalidade: lilo & stitch (walt disney). Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 3, p. 201–207, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p201-207. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/141963.. Acesso em: 26 abr. 2024.