Práticas de Ensino-Aprendizagem e de Pesquisa com Abordagem Qualitativa Interdisciplinar para Conscientização e Conhecimento do Fenômeno Bullying

Autores

  • Maria Aparecida Miranda de Paula Machado Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Fonoaudiologia
  • Gessyka Gomes Marcandal Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Fonoaudiologia
  • Ariadnes Nóbrega de Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Fonoaudiologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i1p91-96

Palavras-chave:

Pesquisa Interdisciplinar, Formação Profissional em Saúde, Formação Profissional, Educação Permanente, Bullying.

Resumo

Práticas de ensino-aprendizagem e de pesquisa qualitativa interdisciplinar foram empregadas nas atividades de formação acadêmica em cenários reais para estudar o fenômeno bullying. Levar todos os envolvidos a vivenciarem essas práticas em atividades de integração entre universidade-escolas públicas de nível básico e conscientizar sobre a existência e formas de enfrentamento do bullying foram os objetivos previstos. Este artigo é um relato de experiência de caráter qualitativo e interdisciplinar sobre trinta oficinas que ocorreram entre 2011 e 2013, abrangendo 59 professores, cinco gestores, doze estudantes de ensino fundamental – ciclo II e treze funcionários da equipe de apoio escolar, inscritos por demanda espontânea; por outro lado, um docente responsável pelas pesquisas, duas fonoaudiólogas da equipe universitária, duas estudantes de ensino médio de Pré-Iniciação Científica, duas graduandas em Fonoaudiologia de Iniciação Científica e quatro acadêmicos colaboradores. Durante as oficinas foram produzidos grupos focais, debates, instrumentos de observação e de entrevista. Os graduandos de Fonoaudiologia participantes, em cada ano, foram incluídos em reuniões prévias e de acompanhamento das oficinas e na aplicação das práticas dialéticas de ensino-aprendizagem. Foi observado que os estudantes do nível básico e superior participaram e acompanharam os debates efetiva e ativamente; um Roteiro de Discussão sobre o tema foi elaborado e distribuído para as escolas municipais; com os dados de observação e entrevistas, programas de redução do bullying nas escolas participantes foram aperfeiçoados ou criados. Houve sensibilização, conscientização e desenvolvimento de conhecimento, sendo aprimoradas as competências e habilidades de cada grupo participante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

MACHADO, Maria Aparecida Miranda de Paula; MARCANDAL, Gessyka Gomes; OLIVEIRA, Ariadnes Nóbrega de. Práticas de Ensino-Aprendizagem e de Pesquisa com Abordagem Qualitativa Interdisciplinar para Conscientização e Conhecimento do Fenômeno Bullying. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 1, p. 91–96, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i1p91-96. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/147204.. Acesso em: 25 abr. 2024.