Trabalho de Campo em Saúde Bucal: Um Contexto da Relação Ensino-Serviço-Comunidade

Autores

  • Andréa Carla Franchini Melani Universidade Santo Amaro. Curso de Odontologia
  • Sônia Regina Cardim de Cerqueira Pestana Faculdades Metropolitanas Unidas. Curso de Odontologia
  • Celso Zilbovicius Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Social
  • Julie Silvia Martins Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Social
  • Antônio Carlos Frias Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Social
  • Simone Rennó Junqueira Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Social

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i1p101-105

Palavras-chave:

Educação Superior, Serviços de Saúde, Saúde Bucal.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre a introdução de conteúdos e estratégias pedagógicas na disciplina de Saúde Coletiva em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP) que, seguindo as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Odontologia, utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) como cenário pedagógico, permitindo ao aluno vivenciar e dialogar com a realidade in loco, ampliando o olhar e a escuta. Por meio de módulos de conteúdo aplicados com uma pedagogia baseada em problemas, a construção da teoria é complementada com visitas técnicas ao SUS do município de Embu das Artes, além da elaboração, ao longo do ano e em grupo, de uma política municipal de saúde bucal de outro município do estado de São Paulo. A experiência propõe fornecer ao aluno instrumentos de análise críticoreflexiva, inserindo sua prática num contexto social que visa a atender as necessidades em saúde da população.

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Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

Trabalho de Campo em Saúde Bucal: Um Contexto da Relação Ensino-Serviço-Comunidade. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 101–105, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i1p101-105. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/147207.. Acesso em: 28 mar. 2024.