Experiência Didática de Planejamento Urbano e Regional: Dos Conceitos à Apresentação Institucional pelos Alunos

Autores

  • Sandra Yukari Shirata Lanças Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i1p107-111

Palavras-chave:

Experiência Didática, Alunos, Planejamento Urbano e Regional.

Resumo

Este relato discorre sobre as atividades desenvolvidas ao longo e depois da conclusão da disciplina Planejamento Urbano e Regional, ministrada para a primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Sorocaba, uma instituição sem fins lucrativos do tipo comunitária. Apresenta as especificidades do alunado, os objetivos da disciplina, a metodologia empregada. Esta, numa primeira fase, procura consolidar a bibliografia básica e complementar, para a apreensão dos conceitos. Na segunda fase, emula a realização de um plano diretor municipal, por meio da pesquisa temática de dados brutos, sua organização e análise crítica. Na terceira fase, vem a proposição de um estudo de caso para implantação de novos equipamentos, justificando-os, segundo necessidade verificada e escolha dos grupos depois de discussão das possibilidades. Na quarta fase, apresentam-se as propostas originais aos colegas de sala, são submetidas à discussão e recolhem-se sugestões de melhoria. No caso desta turma em particular, houve também uma apresentação para o órgão de planejamento (Nuplan) do município de Sorocaba (SP), como trabalho extracurricular à disciplina, mas totalmente pertinente pela exposição de resultados dos levantamentos dos 25 municípios da região de Sorocaba. Assim, os alunos com os melhores trabalhos puderam caminhar dos conceitos iniciais até a apresentação institucional.

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Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

Experiência Didática de Planejamento Urbano e Regional: Dos Conceitos à Apresentação Institucional pelos Alunos. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 107–111, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i1p107-111. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/147208.. Acesso em: 29 mar. 2024.