Estratégia Teórico-Prática no Ensino de Enfermagem em Doenças Transmissíveis com o Foco na Vigilância em Saúde

Autores

  • Érica Gomes Pereira Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva
  • Sara de Alencar Ciaccio Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Unidade de Vigilância em Saúde Butantã
  • Lucia Yasuko Izumi Nichiata Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva
  • Karen Namie Sakata-So Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva
  • João Henrique de Morais Ribeiro Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva
  • Caroline Lopes Ciofi Silva Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva
  • Maria Clara Padoveze Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i1p119-122

Palavras-chave:

Bacharelado em Enfermagem, Doenças Transmissíveis, Vigilância em Saúde Pública.

Resumo

Este relato apresenta a estratégia de ensino teórico-prática para o conteúdo de vigilância em saúde na Disciplina ENS 0425 – Enfermagem em Doenças Transmissíveis com Enfoque em Saúde Coletiva, do curso de bacharelado em Enfermagem, por meio do estágio em unidades de vigilância em saúde localizadas na cidade de São Paulo no ano de 2016. As atividades em campo de estágio tiveram como resultado a produção de relatórios em formato de estudo de caso, tanto no âmbito individual quanto no âmbito populacional de enfrentamento das doenças transmissíveis. A estratégia de ensino pode ser considerada inovadora, porque estimulou o estudante ao desenvolvimento do trabalho articulado com diversos atores envolvidos na vigilância em saúde e ao debate sobre os conceitos de morbidade, letalidade, prevalência e incidência, tendo como ponto de partida a desigualdade territorial das necessidades em saúde com vistas à atuação individual e populacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

PEREIRA, Érica Gomes; CIACCIO, Sara de Alencar; NICHIATA, Lucia Yasuko Izumi; SAKATA-SO, Karen Namie; RIBEIRO, João Henrique de Morais; SILVA, Caroline Lopes Ciofi; PADOVEZE, Maria Clara. Estratégia Teórico-Prática no Ensino de Enfermagem em Doenças Transmissíveis com o Foco na Vigilância em Saúde. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 1, p. 119–122, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i1p119-122. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/147210.. Acesso em: 24 abr. 2024.