Contextualized Class Improves Perception of Students About Spectrophotometry in Biochemistry Laboratory Practices

Autores

  • Carlos Roberto Porto Dechandt Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Caroline Arruda Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
  • Carem Gledes Vargas Rechia Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
  • Carolina Patrícia Aires Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p71-74

Palavras-chave:

Dificuldade de Aprendizagem, Bioquímica, Curva de Calibração.

Resumo

As aulas práticas ocupam uma considerável proporção do tempo dos estudantes do curso de Farmácia. Assim, torna-se vital que os alunos dos cursos de saúde participem de aulas laboratoriais que os remetam a uma aplicação prática. Entretanto, os estudantes têm dificuldade em correlacionar o conhecimento adquirido em outras disciplinas - especialmente Química Analítica - com Bioquímica. Neste trabalho, utilizou-se uma aula prática existente (tradicional) e uma aula prática contextualizada com um caso clínico, seguida de uma orientação dinâmica sobre espectrofotometria como análise de rotina em pesquisa científica. Com este objetivo, um grupo de estudantes foi submetido à aula prática tradicional (grupo controle, n= 65) enquanto outro foi submetido à aula prática contextualizada (grupo experimental, n= 30). Após a avaliação prática, as pontuações de ambos os grupos foram comparadas entre si. Os resultados sugerem que a contextualização das aulas práticas fornece condições para que os alunos adquiram competência técnica, aumentando sua compreensão acerca da relevância de conceitos interdisciplinares e suas aplicações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

DECHANDT, Carlos Roberto Porto; ARRUDA, Caroline; RECHIA, Carem Gledes Vargas; AIRES, Carolina Patrícia. Contextualized Class Improves Perception of Students About Spectrophotometry in Biochemistry Laboratory Practices. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 2, p. 71–74, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i2p71-74. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/147904.. Acesso em: 24 abr. 2024.